PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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terça-feira, 12 de setembro de 2017

Principais representantes da flora nativa do bioma Pampa

Renata Machado Castro

No Rio Grande do Sul estão presentes os biomas Mata Atlântica e Pampa, sendo o último predominante no estado. Além de apresentar paisagens naturais muito variadas, o Pampa gaúcho abrange uma imensa diversidade de espécies endêmicas tanto de plantas quanto de animais, muitas delas em processo de extinção. A expansão agropecuarista, a exploração inadequada dos recursos naturais, a introdução de espécies exóticas e a monocultura estão entre os principais responsáveis pelo desequilíbrio ecológico que está afetando o bioma. A flora é a base da vida da fauna nativa, sendo o contrário também verdadeiro. Se não houver plantas, não haverá solo fértil. A flora é um dos mais valiosos recursos naturais, visto que cada planta possui um papel em seu ecossistema.
As plantas têm ganhado cada vez mais espaço na medicina, no vestuário, na alimentação e até mesmo nas atividades industriais. Sua ampla utilização reflete o quão presente ela está na vida do ser humano. A conservação da flora nativa de cada região exibe inúmeros benefícios, tais como cata-ventos naturais, aumento do teor de umidade do ar, contribuição para regularidade climática regional, maior proteção e conservação do solo e das águas, etc. Também deve-ser considerar todos os benefícios econômicos provenientes da flora. Por esses motivos, dentre muitos outros, é fundamental buscar a sensibilização e conscientização da comunidade como um todo. Processo, esse, que deve começar desde cedo, dentro das casas e das escolas.
Tendo isso em vista, foi desenvolvida uma atividade com a turma 50 (Figura 1) da E.M.E.F. Presidente João Goulart, a qual buscava expor tais fatos aos educandos e apresentar à eles algumas das principais espécies nativas da região em que vivemos, frisando, também, algumas das espécies exóticas muito cultivadas na região. A atividade teve início no dia 22 de agosto, sendo realizada uma explanação teórica acerca do tema a partir de uma aula expositiva com o auxílio de slides. Foram trabalhadas dez espécies nativas e, ao final da aula, os alunos foram divididos em sete grupos e escolheram as plantas com as quais gostariam de trabalhar. A proposta, então, consistia em os grupos pesquisarem sobre os ambientes para ótimo desenvolvimento dessas espécies, resultando em um maior conhecimento sobre as regiões que elas habitariam se não houvesse intervenção antrópica no meio.
A conclusão da atividade foi realizada no dia 05 de setembro. Compareceram representantes de apenas cinco grupos, e vários componentes desses grupos estavam ausentes. Porém, foi dada continuidade à atividade. A bolsista-ID Renata Machado Castro (Figura 2) disponibilizou aos grupos uma cartolina e um modelo de desenho das respectivas plantas (Figura 3), além de lápis de cor e giz de cera. A segunda proposta da atividade consistia em os grupos representarem nos cartazes (Figura 4), através de desenhos, o ambiente natural em que as plantas deveriam ser encontradas. Após, compondo o último tópico da atividade, os alunos apresentaram uns para os outros suas plantas e seus respectivos ambientes (Figura 5).
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Figura 1: Turma 50 da E. M. E. F. Presidente João Goulart.
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Figura 2: Bolsista-ID Renata Machado Castro explicando aos discentes como o cenário deve ser elaborado na cartolina.
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Figura 3: Bolsista-ID comentando sobre os modelos de desenhos a serem seguidos.
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Figura 4: Discente esclarecendo dúvida sobre a confecção do seu cartaz.
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Figura 5: Grupo apresentando o ambiente natural dos cactos.

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