Por Denise Rodrigues
Nunes
No
dia 11 de Maio de 2017, foi realizada, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, com a
turma 8ºB do turno da tarde, a atividade denominada “Caça às organelas”. A
intervenção consistia em um jogo. O uso de jogos didáticos é uma boa ferramenta
para a aprendizagem de conteúdos como a citologia.
O
jogo oferece o estímulo e o ambiente propícios que favorecem o desenvolvimento
espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu
conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e
profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e
expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa
de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos
conhecimentos envolvidos. (BRASIL 2006, p. 28 apud PEDROSO; VARGAS, 2009)
Nesta
atividade, os alunos deveriam procurar no pátio da escola e dentro do
Laboratório de Ciências, alguns modelos didáticos de organelas da célula
eucariótica animal, como: mitocôndria, complexo de Golgi, retículo
endoplasmático liso e rugoso, e o núcleo. Foi confeccionada, então, para esta
atividade, uma célula incompleta, que apresentava apenas o citoplasma, membrana
plasmática e os microtúbulos. A mesma
foi feita com papelão e tintas, e as organelas foram confeccionas com E.V.A.
Ao
final da caça às organelas, os alunos deveriam completar a célula com as organelas
encontradas, e responder a perguntas sobre as funções de cada organela. Este
jogo foi à parte final do Quiz da Citologia, atividade realizada na semana
anterior, em conjunto com a bolsista-ID Ana Caroline.
Figura 1: Bolsistas-ID explicando as regras do jogo aos alunos.
Figura 2: Alunos do 8ºB completando suas células com as organelas.
Figura 3: Alunos do 8ºB à procura das organelas no pátio da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário