Por: Ana Caroline Machado Gonçalves
No dia 18 de maio de 2017, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, com as turmas 9º B e 9ºC, do turno da tarde, realizou-se uma atividade que tinha como intuito introduzir aos educandos a tabela periódica.
Foi realizada uma explanação, com auxílio de slides, onde se falou brevemente da história da tabela periódica, que foi formulada pelos químicos Mandeleiev e Meyer, a fim de apresentar de forma organizada os elementos conhecidos até hoje em todo o mundo. Pode-se encará-la como um objeto facilitador do estudo. Organiza-se da seguinte forma: os períodos são as linhas horizontais e as famílias são as linhas verticais. A Tabela apresenta 18 colunas, que formam 16 famílias, divididas em oito do tipo A e oito do tipo B. Ainda, os elementos são organizados de acordo com seu estado físico (líquido, gasoso, e sólido). A natureza dos elementos também influencia na sua classificação dentro da tabela periódica, podendo ser: metais, semimetais, ametais, gases nobres.
Após a explicação, foram feitos quatro questionamentos ao alunos, como exercício de fixação do conteúdo.
Para tornar a atividade mais dinâmica, na próxima intervenção os alunos elaborarão uma tabela a partir de materiais recicláveis, como caixas de remédio vazias e jornal. E ainda, poderá ser realizado o bingo dos elementos químicos, para reforçar a memorização dos símbolos químicos dos elementos de forma lúdica.
Fig.
1: Bolsista-ID explanando aos alunos do 9ºC.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário