PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Jogo da Biodiversidade


Jogo da biodiversidade



Por: Jessica Queretti

         A palavra “biodiversidade” vem de Bio que significa "vida" e diversidade que significa "variedade". Logo, biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microorganismos...). (PREMIO MARCIO AYRES)
A classificação da biodiversidade existente hoje, é dividida em 5 grandes reinos, sendo eles: Monera, Protista, Fungi, Animália e Plantae. (FRANCO,2013)

No dia 12 de abril realizou-se um jogo com a turma 70 (7°ano) da escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de fixar o conteúdo da diversidade de seres vivos, utilizando a capacidade de assimilar características de um grupo com os indivíduos desse.

         Em um primeiro momento foi explicado para os alunos como seria realizado o jogo, quais eram as regras, o objetivo, e como eras os procedimentos. Em seguida os alunos dividiram-se em 4 grupos conforme sua preferência. Após a formação dos grupos foi passada a carta palpite, onde a cada rodada eles escreviam seu palpite de qual era o indivíduo.

         O jogo era baseado no jogo “perfil”, onde continham cartas com algumas dicas/características que levavam os alunos a darem um palpite de quem era o ser da rodada. A cada dica que era dada, perguntava-se aos alunos se queriam entregar a carta palpite, pois os 3 primeiros grupos que entregavam a carta com a resposta correta ganhava uma pontuação, sendo o 1° 3 pontos, segundo 2 pontos e o terceiro 1 ponto.

         Os alunos demonstraram muito entusiasmo e empolgação, despertaram também o espirito competitivo, o que atrapalhou um pouco no desempenho dos jogos, pois esses entregavam a carta palpite chutando qualquer resposta, para serem os primeiros colocados. Contudo a atividade foi produtiva, os alunos demonstraram interesse e foram necessárias mais rodadas do que esperado, visto que esses pediram mais e a professora Larissa autorizou.







Figura 1: Bolsista ID lendo algumas dicas/ características.
         Figura 2: Um dos grupos discutindo as possibilidades.

Figura 3: Alunos escrevendo seus palpites.








Nenhum comentário:

Postar um comentário