Jogo da biodiversidade
Por: Jessica Queretti
A palavra “biodiversidade” vem de Bio
que significa "vida" e diversidade que significa
"variedade". Logo, biodiversidade ou diversidade biológica compreende
a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra
(plantas, aves, mamíferos, insetos, microorganismos...). (PREMIO MARCIO AYRES)
A classificação da biodiversidade existente hoje, é dividida em 5 grandes reinos, sendo eles: Monera, Protista, Fungi, Animália e Plantae. (FRANCO,2013)
A classificação da biodiversidade existente hoje, é dividida em 5 grandes reinos, sendo eles: Monera, Protista, Fungi, Animália e Plantae. (FRANCO,2013)
No dia 12 de abril
realizou-se um jogo com a turma 70 (7°ano) da escola Municipal de Ensino
Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de fixar o conteúdo da
diversidade de seres vivos, utilizando a capacidade de assimilar características
de um grupo com os indivíduos desse.
Em um primeiro momento foi explicado para os alunos como
seria realizado o jogo, quais eram as regras, o objetivo, e como eras os
procedimentos. Em seguida os alunos dividiram-se em 4 grupos conforme sua
preferência. Após a formação dos grupos foi passada a carta palpite, onde a
cada rodada eles escreviam seu palpite de qual era o indivíduo.
O jogo era baseado no jogo “perfil”, onde continham cartas
com algumas dicas/características que levavam os alunos a darem um palpite de
quem era o ser da rodada. A cada dica que era dada, perguntava-se aos alunos se
queriam entregar a carta palpite, pois os 3 primeiros grupos que entregavam a
carta com a resposta correta ganhava uma pontuação, sendo o 1°
3 pontos, segundo 2 pontos e o terceiro 1 ponto.
Os
alunos demonstraram muito entusiasmo e empolgação, despertaram também o
espirito competitivo, o que atrapalhou um pouco no desempenho dos jogos, pois
esses entregavam a carta palpite chutando qualquer resposta, para serem os
primeiros colocados. Contudo a atividade foi produtiva, os alunos demonstraram
interesse e foram necessárias mais rodadas do que esperado, visto que esses
pediram mais e a professora Larissa autorizou.
Figura 2: Um dos grupos discutindo as
possibilidades.
Figura 3: Alunos escrevendo seus palpites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário