PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 20 de maio de 2017

Mural mês de Maio: Dia Nacional da Mata Atlântica

Dia 27 de Maio: Dia Nacional da Mata Atlântica
                                                                              Por Amanda Oliveira Travessas

         A Mata Atlântica é um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos e o mesmo está presente em grande parte da região litorânea brasileira, sendo uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade e estando presente em 17 estados do nosso país: no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
         Este bioma é o mais devastado do Brasil e já possui muitas espécies ameaçadas de extinção. A sua devastação teve início desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-Brasil. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata. Antes a Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km². Hoje, restam apenas 8,5 % de remanescentes florestais e 60% de todos os animais em extinção no Brasil dependam deste bioma para a sua sobrevivência.
        Por isso o Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado anualmente no dia 27 de maio, com o principal objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica. A data foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999 ao qual o dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.


Nenhum comentário:

Postar um comentário