PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Jogo da Evolução


Jogo da Evolução



Por: Jessica Queretti

        

Evolução é o processo pelo qual todas as formas de vida se modificam ao longo das gerações. Pode ser definida ainda como qualquer alteração na constituição genética de uma população, ou seja, qualquer alteração na frequência dos alelos. Estas alterações podem ser melhor compreendidas pelo estudo de genética de populações, uma disciplina que surgiu pela junção da Genética Mendeliana com a Evolução Darwinista (HARTL ;CLARK, 2007).

No dia 26 de abril de 2017, foi realizado o jogo da Evolução com a turma 90 (9°ano) da escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de introduzir de forma simples o assunto de evolução, colocando os alunos em contato desde já, os preparando para o ensino médio.

         Em um primeiro momento foram explicados os conceitos de evolução, e de cada mecanismo que contribui para o processo de evolução, principalmente daqueles presentes no jogo. Em seguida, foi explicado para os alunos como será realizado o jogo, quais são as regras, o objetivo, e como serão os procedimentos. Após os alunos foram divididos em 4 grupos conforme sua preferência.

Depois da formação dos grupos, cada equipe lançou um dado para definir qual seria sua mutação, ou a falta dessa. Em seguida jogaram o dado novamente seguindo, durante todo o jogo, as recomendações presentes no tabuleiro. O objetivo do jogo era mostrar alguns eventos aleatórios (deriva genética) que influenciam no processo de evolução, além de mostrar que em determinadas situações, determinada mutação com ajuda da seleção natural pode atingir uma maior taxa reprodutiva, reproduzindo cada vez mais, ou seja, quem tiver o maior número de filhotes venceria o jogo.

         Alem das instruções do tabuleiro havia também as casas de reprodução e predação, onde os jogadores ganharam ou perderam filhotes, que foram totalizados no final do jogo.

Os alunos demonstraram muito entusiasmo e empolgação, despertaram também o espirito competitivo, alguns desanimaram no desenvolver do jogo devido a grande perda de filhotes, mas em nenhum momento desistiram.    Contudo a atividade foi produtiva, os alunos demonstraram interesse, os grupos se agitaram durante o jogo, esperando a vitória.

Figura1: Expectativa dos grupos durante as rodadas.


Figura 2: Bolsista ID explicando os conceitos teóricos.

Figura 3: Expectativa da aluna após jogar o dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário