Jogo da Evolução
Por: Jessica Queretti
Evolução é o processo pelo
qual todas as formas de vida se modificam ao longo das gerações. Pode ser
definida ainda como qualquer alteração na constituição genética de uma
população, ou seja, qualquer alteração na frequência dos alelos. Estas
alterações podem ser melhor compreendidas pelo estudo de genética de
populações, uma disciplina que surgiu pela junção da Genética Mendeliana com a
Evolução Darwinista (HARTL ;CLARK, 2007).
No dia 26 de abril de
2017, foi realizado o jogo da Evolução com a turma 90 (9°ano) da escola
Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de
introduzir de forma simples o assunto de evolução, colocando os alunos em
contato desde já, os preparando para o ensino médio.
Em um primeiro momento foram explicados os conceitos de
evolução, e de cada mecanismo que contribui para o processo de evolução,
principalmente daqueles presentes no jogo. Em seguida, foi explicado para os
alunos como será realizado o jogo, quais são as regras, o objetivo, e como
serão os procedimentos. Após os alunos foram divididos em 4 grupos conforme sua
preferência.
Depois da formação dos
grupos, cada equipe lançou um dado para definir qual seria sua mutação, ou a
falta dessa. Em seguida jogaram o dado novamente seguindo, durante todo o jogo,
as recomendações presentes no tabuleiro. O objetivo do jogo era mostrar alguns
eventos aleatórios (deriva genética) que influenciam no processo de evolução,
além de mostrar que em determinadas situações, determinada mutação com ajuda da
seleção natural pode atingir uma maior taxa reprodutiva, reproduzindo cada vez
mais, ou seja, quem tiver o maior número de filhotes venceria o jogo.
Alem das instruções do tabuleiro havia também as casas de
reprodução e predação, onde os jogadores ganharam ou perderam filhotes, que
foram totalizados no final do jogo.
Os alunos demonstraram muito entusiasmo e
empolgação, despertaram também o espirito competitivo, alguns desanimaram no
desenvolver do jogo devido a grande perda de filhotes, mas em nenhum momento
desistiram. Contudo a atividade foi
produtiva, os alunos demonstraram interesse, os grupos se agitaram durante o
jogo, esperando a vitória.
Figura1:
Expectativa dos grupos durante as rodadas.
Figura 2:
Bolsista ID explicando os conceitos teóricos.
Figura 3:
Expectativa da aluna após jogar o dado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário