Caroline
Perceval Paz
No
dia 23 de agosto de 2017, realizou-se a intervenção denominada “Degradação/conservação
do solo” com a turma 61 (6º ano, vespertino) da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Presidente João Goulart.
Segundo Favarim (2012): ”Tratar de solos como
recurso natural essencial a vida é um ponto importante a ser discutido pela
educação ambiental, na qual é imprescindível identificar as necessidades de
entendimento e de maior inserção desse assunto no ambiente escolar”.Portanto, oobjetivo da atividade foi
levar o conhecimento sobre a degradação do solo, visando promover a
conscientização da degradação do solo, tal como mostrar a importância de
conserva-lo.
Na atividade, primeiramente foi feita uma
explanação teórica sobre o assunto (Figura 1), explicando tópicos sobre o que é
degradação, quais os fatores de que ela depende para ocorrer, e os tipos de
degradação. Para complementar e facilitar o entendimento, seguidamente foi
realizada uma atividade prática (Figura 2 e 3), onde os alunos puderam observar
a importância de um solo possuir uma camada vegetal. Através da prática puderam
ver a simulação da lixiviação, da erosão eólica e hídrica. Posteriormente foi
retomada a explanação teórica com enfoque nas consequências que a degradação do
solo pode acarretar, e como conservar e preservar o solo.
Os alunos interagiram com a bolsista o
tempo todo, responderam as perguntas realizadas, demonstraram que há muito
interesse e estão ansiosos pelo jogo que dará continuidade dessa explanação.
Figura
1: Bolsista realizando a explanação teórica.
Figura 2: Atividade prática para
simular a lixiviação.
Figura 3: Atividade prática para
simular o deslizamento de terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário