PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Degradação e conservação do solo


Caroline Perceval Paz

No dia 23 de agosto de 2017, realizou-se a intervenção denominada “Degradação/conservação do solo” com a turma 61 (6º ano, vespertino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.

Segundo Favarim (2012): ”Tratar de solos como recurso natural essencial a vida é um ponto importante a ser discutido pela educação ambiental, na qual é imprescindível identificar as necessidades de entendimento e de maior inserção desse assunto no ambiente escolar”.Portanto, oobjetivo da atividade foi levar o conhecimento sobre a degradação do solo, visando promover a conscientização da degradação do solo, tal como mostrar a importância de conserva-lo.

Na atividade, primeiramente foi feita uma explanação teórica sobre o assunto (Figura 1), explicando tópicos sobre o que é degradação, quais os fatores de que ela depende para ocorrer, e os tipos de degradação. Para complementar e facilitar o entendimento, seguidamente foi realizada uma atividade prática (Figura 2 e 3), onde os alunos puderam observar a importância de um solo possuir uma camada vegetal. Através da prática puderam ver a simulação da lixiviação, da erosão eólica e hídrica. Posteriormente foi retomada a explanação teórica com enfoque nas consequências que a degradação do solo pode acarretar, e como conservar e preservar o solo.

Os alunos interagiram com a bolsista o tempo todo, responderam as perguntas realizadas, demonstraram que há muito interesse e estão ansiosos pelo jogo que dará continuidade dessa explanação.
Figura 1: Bolsista realizando a explanação teórica.


Figura 2: Atividade prática para simular a lixiviação.

Figura 3: Atividade prática para simular o deslizamento de terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário