Renata Machado Castro
O Brasil é conhecido por sua vasta diversidade tanto de flora quanto de fauna e, atualmente, é considerado o país com maior diversidade de serpentes do mundo. Apesar do grande número de espécies aqui existentes, apenas cinquenta e sete espécies são peçonhentas. No Rio Grande do Sul, há registro de somente sete espécies peçonhentas. Essas espécies são frequentemente encontradas na região da campanha, principalmente em vegetação rasteira, próximo de açudes e plantações e na região das araucárias, no norte do estado. Porém, algumas espécies são encontradas em todo o estado, não estando restritas a um ambiente específico
Assim como todos os organismos vivos, as serpentes desenvolvem um importante papel ecológico, tanto como presas como predadoras. Tanto as plantas quanto os animais possuem uma função na natureza, inclusive os venenosos ou peçonhentos. Além da importância ecológica, as serpentes peçonhentas também são de suma importância farmacológica, visto que sua peçonha é muito utilizada como matéria-prima para medicamentos e tratamentos de saúde
Por uma questão cultural, passada de gerações em gerações, esses répteis não apenas não são respeitados como são temidos. Tendo em vista que esses animais estão cada vez mais inseridos no nosso cotidiano devido à destruição antrópica dos habitats naturais deles, é fundamental que se aprenda desde jovem a respeitá-los. O primeiro passo para isso é ter conhecimento do que são esses animais peçonhentos, como identificá-los e o como agir quando expostos à eles.
Considerando que o município de São Gabriel está localizado na região da campanha sul rio-grandense, é possível que os moradores venham a encontrar com até quatro espécies de serpentes peçonhentas. Os alunos da E.M.E.F. Presidente João Goulart costumam estar em contato com a área rural do município e arredores, visto que muitos dos pais destes trabalham nessa área. Portanto, foi aplicada uma intervenção com os alunos do quinto ano da escola (Figura 1), na qual foram apresentados slides referentes ao assunto (Figura 2). No decorrer da intervenção, as espécies peçonhentas do estado foram sendo apresentadas através de imagens, e os alunos foram muito participativos, esclarecendo dúvidas (Figura 3) e contando sobre experiências que tiveram.
Figura 1: Discentes da turma 50 da E.M.E.F. Presidente João Goulart.
Figura 2: Slides apresentados em aula referentes ao assunto abordado.
Figura 3: Momento em que os discentes esclareceram suas dúvidas.
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