Propriedades físicas do ar
Nataly Bicca Duarte
O ar existe e nos cerca, mas como
sabemos que existe se não podemos ver? Por conta das propriedades físicas do ar
podemos comprovar sua existência. Existe uma camada de ar que envolve a terra
na qual chamamos de ar atmosférico, o mesmo é uma mistura de gases, partículas
suspensas (poeira, fuligem, produtos químicos, entre outros) e vapor de água.
Tendo seus elementos sendo essencialmente, oxigênio, argônio, gás carbônico,
neônio e nitrogênio.
A atividade ocorreu no dia 18 de
agosto de 2017 com as turmas 40, 41 e 42 do 4° ano do turno da manhã da
E.M.E.F. Presidente João Goulart (FIGURA 1).
Esta atividade propôs como objetivo
ensinar aos alunos as propriedades físicas do ar e sua existência com base em
atividades dinâmicas e experimentos científicos nos quais os alunos poderão
interagir entre si e nas experiências apresentadas, para que, de tal forma, a
aprendizagem se torne mais prazerosa e garanta um melhor aproveitamento do
conteúdo, visto que, os alunos conseguem aprender melhor na prática e na
interação com os demais.
As turmas foram unidas em uma das
salas de aula da escola e foi lhes explicado sobre o ar e suas propriedades
físicas de forma expositiva (FIGURAS 2 e 3). Logo após, a atividade toda
decorreu com experimentos científicos, cada experimento foi realizado de acordo
com cada propriedade física do ar, sendo elas: pressão, peso, massa,
compressibilidade, elasticidade, resistência e expansibilidade (FIGURAS 4 á 9).
Para que desta forma os alunos tivessem uma melhor aprendizagem e foi
exatamente o que notamos no término da atividade.
Como
forma de avaliação foi observado o interesse dos alunos na participação da
atividade e na realização dos experimentos.
Fig 1. Alunos do 5° ano da E.M.E.F.
Presidente João Goulart
Fig 2. Bolsista explicando sobre o ar
e suas propriedades físicas.
Fig 3. Bolsista explicando sobre o ar
e suas propriedades físicas.
Fig 4. Início das atividades práticas.
Fig 5. Alunos realizando os
experimentos.
Fig 6. Alunos realizando os
experimentos.
Fig 8. Experimentos realizados pelos
alunos.
Fig 9. Aluno finalizando as atividades
com os experimentos finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário