PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Propriedades físicas do ar

Propriedades físicas do ar

Nataly Bicca Duarte

O ar existe e nos cerca, mas como sabemos que existe se não podemos ver? Por conta das propriedades físicas do ar podemos comprovar sua existência. Existe uma camada de ar que envolve a terra na qual chamamos de ar atmosférico, o mesmo é uma mistura de gases, partículas suspensas (poeira, fuligem, produtos químicos, entre outros) e vapor de água. Tendo seus elementos sendo essencialmente, oxigênio, argônio, gás carbônico, neônio e nitrogênio.

A atividade ocorreu no dia 18 de agosto de 2017 com as turmas 40, 41 e 42 do 4° ano do turno da manhã da E.M.E.F. Presidente João Goulart (FIGURA 1).
         
         Esta atividade propôs como objetivo ensinar aos alunos as propriedades físicas do ar e sua existência com base em atividades dinâmicas e experimentos científicos nos quais os alunos poderão interagir entre si e nas experiências apresentadas, para que, de tal forma, a aprendizagem se torne mais prazerosa e garanta um melhor aproveitamento do conteúdo, visto que, os alunos conseguem aprender melhor na prática e na interação com os demais.

As turmas foram unidas em uma das salas de aula da escola e foi lhes explicado sobre o ar e suas propriedades físicas de forma expositiva (FIGURAS 2 e 3). Logo após, a atividade toda decorreu com experimentos científicos, cada experimento foi realizado de acordo com cada propriedade física do ar, sendo elas: pressão, peso, massa, compressibilidade, elasticidade, resistência e expansibilidade (FIGURAS 4 á 9). Para que desta forma os alunos tivessem uma melhor aprendizagem e foi exatamente o que notamos no término da atividade.
                
          Como forma de avaliação foi observado o interesse dos alunos na participação da atividade e na realização dos experimentos.

Fig 1. Alunos do 5° ano da E.M.E.F. Presidente João Goulart

Fig 2. Bolsista explicando sobre o ar e suas propriedades físicas.

Fig 3. Bolsista explicando sobre o ar e suas propriedades físicas.

Fig 4. Início das atividades práticas.

Fig 5. Alunos realizando os experimentos.

Fig 6. Alunos realizando os experimentos.

    Fig 7. Experimentos realizados pelos alunos.
    
  Fig 8. Experimentos realizados pelos alunos.


Fig 9. Aluno finalizando as atividades com os experimentos finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário