PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Intervenção: Batalha Naval da Água

Batalha Naval da Água
Nataly B. Duarte

água é um dos recursos naturais mais importantes para os seres vivos do planeta Terra. Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras, restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
Realizou-se no dia 17 de Julho de 2017, uma atividade com a turma 60 do 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, do turno da manhã.
O objetivo desta atividade foi mostrar-lhes algumas características específicas da água, a importância da preservação e do cuidado com este bem tão precioso para o universo, e também, a importância da ingestão da água potável.
A atividade ocorreu na sala de aula da escola. No primeiro momento os alunos participaram do um jogo batalha naval sobre a água, dividiram-se em dois grupos e um por vez escolhia uma letra e um número (FIGURA 1), que os levava a um envelope, os envelopes estavam distribuídos entre perguntas que valiam 50 pontos e bombas que retiravam alguns pontos (FIGURAS 2). Eles reuniram-se para responder (FIGURA 3), o grupo que ficasse com maior pontuação venceria o jogo e o grupo de número 1 ficou com maior pontuação, portanto venceu o jogo.
Como forma de avaliação foi observado o interesse dos alunos na participação do jogo e nas respostas das questões contidas nos envelopes.


FIG 1. Envelopes escolhidos pelos alunos sendo lidos para as respostas.

FIG 2. Jogo Batalha Naval com questões sobre a água.

FIG 3. Alunos respondendo as perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário