PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Solos em ação


Caroline Perceval Paz 

No dia 16 de agosto de 2017, realizou-se a intervenção denominada Solos em Ação com a turma 61 (6º ano, vespertino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.

Para promover atividades diferenciadas e dinâmicas, podem-se fazer o uso de diversos jogos. Até mesmo jogos simples como mímicas e quiz que são de fácil preparo e execução chamam a atenção dos alunos. Os jogos de mímicas podem ser feitos com alunos de todas as idades, e ainda estimula a criatividade e imaginação daqueles que jogam.

Nesse jogo os estudantes precisavam responder as perguntas com base nos conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores. O jogo possuíam tópicos que foram discutidos como por exemplos os horizontes do solo, animais do solo, composição do solo entre outros, com esses itens os alunos precisavam fazer mímicas e desenhos.

Para realização do mesmo, a turma precisou ser dividida em dois grupos. O jogo contém uma série de fichas de papéis que possui algum item relacionado ao solo, e cada ficha contém a pontuação determinada de acordo com a dificuldade da resposta. O grupo sorteou uma ficha (Figura 1), e se conseguissem acertar a resposta, avançavam a determinada pontuação no tabuleiro que foi projetado pelo multimídia. Posteriormente um representante precisava fazer uma mímica ou desenho para que o seu grupo adivinhe (Figura 2 e 3). Ao começo da mímica ou desenho, foi feita a contagem do tempo através de uma ampulheta. Os grupos fizeram um revezamento entre os participantes que executavam as mímicas.

Os alunos foram muito participativos na atividade. Mostraram muito entusiasmo e foram competitivos.
E mesmo que houvesse fichas com mímicas bem difíceis, os alunos conseguiram fazer ótimas representações, demonstrando que havia o entendimento do assunto.

 Figura 1: Aluna sorteando a ficha.
 Figura 2: Aluna desenhando a infiltração do solo.
Figura 3: Aluna fazendo mímica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário