Caroline
Perceval Paz
No
dia 16 de agosto de 2017, realizou-se a intervenção denominada Solos em Ação
com a turma 61 (6º ano, vespertino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Presidente João Goulart.
Para
promover atividades diferenciadas e dinâmicas, podem-se fazer o uso de diversos
jogos. Até mesmo jogos simples como mímicas e quiz que são de fácil preparo e
execução chamam a atenção dos alunos. Os jogos de mímicas podem ser feitos com
alunos de todas as idades, e ainda estimula a criatividade e imaginação
daqueles que jogam.
Nesse jogo os estudantes precisavam
responder as perguntas com base nos conhecimentos adquiridos nas atividades
anteriores. O jogo possuíam tópicos que foram discutidos como por exemplos os
horizontes do solo, animais do solo, composição do solo entre outros, com esses
itens os alunos precisavam fazer mímicas e desenhos.
Para
realização do mesmo, a turma precisou ser dividida em dois grupos. O jogo
contém uma série de fichas de papéis que possui algum item relacionado ao solo,
e cada ficha contém a pontuação determinada de acordo com a dificuldade da
resposta. O grupo sorteou uma ficha (Figura 1), e se conseguissem acertar a
resposta, avançavam a determinada pontuação no tabuleiro que foi projetado pelo
multimídia. Posteriormente um representante precisava fazer uma mímica ou
desenho para que o seu grupo adivinhe (Figura 2 e 3). Ao começo da mímica ou
desenho, foi feita a contagem do tempo através de uma ampulheta. Os grupos fizeram
um revezamento entre os participantes que executavam as mímicas.
Os
alunos foram muito participativos na atividade. Mostraram muito entusiasmo e
foram competitivos.
E
mesmo que houvesse fichas com mímicas bem difíceis, os alunos conseguiram fazer
ótimas representações, demonstrando que havia o entendimento do assunto.
Figura 1: Aluna sorteando a ficha.
Figura 2: Aluna desenhando a infiltração do solo.
Figura 3: Aluna fazendo mímica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário