PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Sexualidade: Gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis


Sexualidade: Gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis

                                                                                                                                 

Por Jessica Queretti



            A adolescência é uma fase caracterizada por mudanças, como comportamentais, físicas, hormonais, entre outras. Essas mudanças geram inúmeras duvidas, principalmente quando se trata do assunto sexualidade.

“Sabendo-se que no contexto escolar as manifestações da sexualidade estão presentes, cabe ao professor e a professora problematizá-las. Uma vez que a escola tem como função a transmissão de conhecimentos científicos, bem como, o desenvolvimento integral do indivíduo. Nessa perspectiva, consideramos que problematizar, questionar, dialogar e compreender elementos inerentes à sexualidade constitui-se como aspectos do desenvolvimento humano.” (AQUINO E MARTELLI, 2012).

No dia 16 de agosto, foi realizada uma intervenção sobre sexualidade com a turma 60 (6°ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, a pedido da professora de ensino religioso, com o intuito de conscientizá-los em relação as relações sexuais seguras, e as consequências quando não são seguras.      

Em um primeiro momento, foi perguntado aos alunos qual o conhecimento de sexualidade que esses já tinham, e o que lembravam quando eu mencionava a palavra sexualidade. Logo, foram apresentados slides contendo o que é sexualidade, qual a diferença de sexualidade e sexo, e as consequências do sexo como busca de prazer.

            Em um segundo momento também foi abordado, através de slides, os temas de gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis, para despertar a conscientização, e a responsabilidade que o sexo exige. Além disso, foram apresentados também os métodos contraceptivos, como forma de prevenção.

Por fim, essa atividade teve como objetivo abordar o tema sexualidade, e conscientizar os alunos em relação às consequências que o sexo pode gerar as dificuldades e os problemas enfrentados por essas e de que maneiras essas consequências podem ser evitadas.

Figura 1: Bolsista ID falando sobre sexualidade.
Figura 2: Bolsista ID apresentando as consequências do sexo como busca de prazer.

Figura 3: Alunos prestando atenção na apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário