PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Observando a infiltração e sentindo a textura do solo

Caroline Perceval Paz
No dia 22 de junho de 2017, realizou-se a intervenção com o tema solos com a turma 61 (6º ano, vespertino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
A intervenção tratava-se sobre solos. A turma já teve uma atividade sobre solos abrangendo conceitos como o que é solo, como é formado, quais suas funções e os horizontes do solo.
O estudo e a Ciência do solo são de grande valia para o homem que deve ter grande curiosidade e fascinação pelo mundo predominantemente escondido em baixo de seus pés. E também para a terra, para desenvolver uma relação de respeito profundo com a paisagem (ROSSITER et al. 2013).
A atividade foi dividida em dois momentos. O primeiro momento sendo a parte teórica e o segundo a atividade prática.
O primeiro momento de explanação teórica abrangeu tópicos como granulação, textura, cor, infiltração e retenção de água (Figura 1). Os alunos prestaram muita atenção e interagiram durante a atividade, encerrando com algumas perguntas que foram respondidas e corrigidas conforme o resultado da parte prática da atividade.
O segundo momento foi a atividade prática. Os alunos reuniram-se em torno de uma mesa onde estavam dispostas três amostras diferentes de solo. Eles tatearam a textura e granulação do solo argiloso solo arenoso e solo ideal para o plantio com matéria orgânica. Misturaram com água, tentaram fazer formas geométricas com os três tipos de solo, e foi feita uma discussão sobre os resultados constatados pelos alunos (Figura 2).
Em seguida os alunos colocaram os três tipos de solos separadamente em três garrafas pet e adicionaram água (Figura 3). Eles observaram qual solo a água era totalmente absorvida mais rápido, qual demorava mais para absorver, qual retém mais e menos água. Com os resultados obtidos foi feita a correção das perguntas. 
Os alunos mostraram-se muito interessados e animados. São muito participativos e gostam muito de atividades práticas (Figura 4). E dizem estar ansiosos pela continuação das atividades.
 Figura 1: Bolsista-ID fazendo a explanação teórica
 Figura 2: Aluna moldando o solo argiloso.
  Figura 3: Experimento de infiltração da água no solo.




Figura 4: Alunos participando da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário