Caroline Perceval Paz
No dia 22 de junho de 2017, realizou-se a
intervenção com o tema solos com a turma 61 (6º ano, vespertino) da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
A intervenção
tratava-se sobre solos. A turma já teve uma atividade sobre solos abrangendo
conceitos como o que é solo, como é formado, quais suas funções e os horizontes
do solo.
O estudo e a Ciência do solo são de grande valia para o homem que deve ter grande curiosidade e fascinação pelo mundo predominantemente escondido em baixo de seus pés. E também para a terra, para desenvolver uma relação de respeito profundo com a paisagem (ROSSITER et al. 2013).
O estudo e a Ciência do solo são de grande valia para o homem que deve ter grande curiosidade e fascinação pelo mundo predominantemente escondido em baixo de seus pés. E também para a terra, para desenvolver uma relação de respeito profundo com a paisagem (ROSSITER et al. 2013).
A atividade foi
dividida em dois momentos. O primeiro momento sendo a parte teórica e o segundo
a atividade prática.
O primeiro momento
de explanação teórica abrangeu tópicos como granulação, textura, cor,
infiltração e retenção de água (Figura 1). Os alunos prestaram muita atenção e
interagiram durante a atividade, encerrando com algumas perguntas que foram
respondidas e corrigidas conforme o resultado da parte prática da atividade.
O segundo momento
foi a atividade prática. Os alunos reuniram-se em torno de uma mesa onde
estavam dispostas três amostras diferentes de solo. Eles tatearam a textura e
granulação do solo argiloso solo arenoso e solo ideal para o plantio com
matéria orgânica. Misturaram com água, tentaram fazer formas geométricas com os
três tipos de solo, e foi feita uma discussão sobre os resultados constatados
pelos alunos (Figura 2).
Em seguida os
alunos colocaram os três tipos de solos separadamente em três garrafas pet e
adicionaram água (Figura 3). Eles observaram qual solo a água era totalmente absorvida
mais rápido, qual demorava mais para absorver, qual retém mais e menos água.
Com os resultados obtidos foi feita a correção das perguntas.
Os alunos
mostraram-se muito interessados e animados. São muito participativos e gostam
muito de atividades práticas (Figura 4). E dizem estar ansiosos pela
continuação das atividades.
Figura 1: Bolsista-ID fazendo a explanação teórica
Figura 2: Aluna moldando o solo argiloso.
Figura 3: Experimento de infiltração da água no solo.
Figura 4: Alunos participando da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário