PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O DESENVOLVIMETO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA XV DE NOVEMBRO



Por: Dienuza Costa

Uma Feira de Ciências é um grande meio para a prática de atividades científicas que geralmente não são abordadas em sala de aula, sendo um excelente meio de despertar no aluno o interesse pela ciência, além de auxiliar na construção de uma educação científica na escola básica. Segundo Pereira (2000), as Feiras de Ciências têm como objetivos propiciar um conjunto de situações de experiências que possibilitem incentivar a atividade científica; favorecimento da realização de ações interdisciplinares; estimular o planejamento e execução de projetos; estimular o aluno na busca e elaboração de conclusões a partir de resultados obtidos por experimentação; desenvolver a capacidade do aluno na elaboração de critérios para compreensão de fenômenos ou fatos, pertinentes a qualquer tipo, quer cotidiano, empírico ou científico; proporcionar aos alunos expositores uma experiência significativa no campo sócio-científico de difusão de conhecimentos;  integração da escola com a comunidade.
A Feira de Ciências da Escola XV de Novembro ocorreu no dia 25 de novembro de 2017, às 10h da manhã. O  evento reuniu experimentos em várias áreas da Biologia, Química e Física, proporcionando uma grande interdisciplinaridade e aprendizado. Os alunos montaram seus experimentos sob a orientação dos bolsistas, e apresentaram para os jurados, professores da escola e público em geral. Foram premiados com medalhas os melhores experimentos, separados por ano (1º, 2º e 3º ano) e dois experimentos destaque.

Sob orientação da Bolsista – ID Dienuza Costa, foram apresentados os seguintes experimentos:

  • Pasta de Dente de Elefante (Turma 1ºG)
         Esse experimento tem esse nome pois através dele é formada instantaneamente uma grande quantidade de espuma, e através da reação que acontece, são abordados conceitos sobre velocidade de uma reação química e utilização de catalisadores, além de motivar o interesse científico nos alunos.

                                    Figura 1: Alunos apresentando a "Pasta de dente de elefante"

                           Figura 2: Alunos apresentando a "Pasta de dente de elefante"

  • Tornado Luminoso  (2ºC)


Neste experimento buscamos trabalhar o conceito de eletromagnetismo, demonstrando o quão poderosa é a interação de um imã com um metal e também mostrar como funciona a quimioluminescência.

                             Figura 3: Aluna do 2ºC com o experimento na Feira de Ciências.

  •   Rosa Grenal: 2ºA    

Assim como os animais, as plantas são seres vivos que interagem com o ambiente e necessitam de alimento para sobreviver. Entretanto, ao contrário dos animais, as plantas conseguem fabricar seu próprio alimento através do processo de fotossíntese que ocorre nas folhas. Para realizar fotossíntese, a planta precisa de retirar água e sais minerais do solo, o que acontece através da raiz, e gás carbônico do ar. Com esse experimento buscamos mostrar como funciona esse sistema de condução de nutrientes, colorindo as rosas.

Figura 4: Alunas do 2ºA apresentando o experimento "Rosa Grenal"

  •  Mural de Tinta Magnética:  3ºC

Os alunos fizeram uma tinta magnética para ser utilizada em qualquer parede e usada como um mural magnético em qualquer formato e com custo reduzido.

           Figura 5: Alunos do 3ºC apresentando o "Mural de tinta magnética" na feira de ciências.

  •  Luneta Astronômica em PVC:  3ºA

Os alunos construíram sob a orientação da bolsista Dienuza Costa, uma luneta em PVC, de baixo custo, usando materiais caseiros e lentes convergentes. Com isso conseguiram observar em uma definição melhor a Lua (e suas crateras) e alguns outros astros, além de rever conceitos básicos sobre Óptica diretamente na prática.

          O experimento recebeu medalha de 1º lugar.

                Figura 6: Alunos do 3ºA apresentando o experimento “Luneta Caseira em PVC”

   
Figura 7: Alunos juntamente com a Bolsista Orientadora, recebendo a medalha da premiação.

                                                                                                               

Feira de ciências

Autora: Larissa Rangel
No dia 25 de novembro, aconteceu a 2° feira de ciências da Escola XV de Novembro realizada pelo PIBID da escola. Muitos alunos participaram, sendo assim, tiveram muitas experiências e entre elas tivemos: “Caneca assustada” com os alunos do 1° ano; “Suco de repolho roxo: medidor de PH” com os alunos do 2° ano; “Máquina de choque” com os alunos  do 3° ano; “E se cavarmos um buraco até o Japão e pularmos?” com os alunos do 3° ano.
A feira de ciências na escola é uma ótima forma de fazer com que os alunos tenham curiosidade pela ciência e também usem bastante sua criatividade.
               
(Imagem 1: Alunos com a experiência “caneca assustada”)
              
(Imagem 2: Alunos com a experiência “ Máquina de choque)
                      

(Imagem 3: alunos com a experiência “e se cavarmos um buraco até o Japão e pularmos?”)
              

(imagem 3: Alunos recebendo a medalha de 1° lugar pela experiência “suco de repolho roxo: medidor de PH”)

Em momentos difíceis é preciso pensar em coisas bonitas. Que tal um abraço?

Autora: Larissa Rangel
Pensando na roda de conversa que os alunos tiveram sobre transtornos mentais, os alunos do 3° ano da Escola Estadual XV de Novembro, realizaram na hora do intervalo um momento de abraços e também confeccionaram cartazes com frases motivadoras para espalharem pela escola. Foi um momento muito bonito onde vários alunos de outras turmas e professores da escola também participaram.







         

(Imagem 1, 2 e 4: momento dos abraços)


Mural: Combate ao câncer de mama e próstata

Autora: Larissa Rangel
No mês de novembro o mural foi direcionado ao combate ao câncer de mama e de próstata já que no dia 27 de novembro é o dia nacional de combate ao câncer.

(imagem 1: mural de novembro)

Transtornos mentais: A pressão que sofremos com o ENEM

Autora: Larissa Rangel
Todos os dias os transtornos mentais afetam milhares de famílias, sempre vemos nos noticiários histórias de pessoas que cometem suicídio, pessoas extremamente magras com bulimia e muitas outras coisas. O Brasil é recordista em ansiedade, o número de pessoas com transtornos mentais comuns, como a depressão e o transtorno de ansiedade, está crescendo especialmente em países de baixa renda, a estimativa é de que 23 milhões de brasileiros tenham algum tipo de transtorno mental.
Pensando nisso no dia 10 de novembro, foi realizado uma roda de conversa com os alunos de 3° ano da Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, para falarmos sobre a pressão que os alunos de ensino médio ao terem que tomar uma decisão para seus futuros e como isso pode afetar nossa saúde mental.

(Imagem 1: roda de conversa com os alunos)

Mural: Dia do biólogo

Autora: Larissa Rangel
O mural do mês de setembro teve como objetivo homenagear todos os biólogos, já que, no dia 3 de setembro comemoramos o dia dessa profissão.
Biólogo é um cientista que tem conhecimento especializado na área da biologia que desenvolve seus estudos por meio do método científico buscando explorar e explicar os mecanismos subjacentes que regem o funcionamento da matéria viva


(Imagem 1: Mural de setembro)

O que são fósseis?

Autora: Larissa Rangel
No dia 8 de novembro foi realizado uma intervenção sobre fósseis com os alunos do  6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
Fósseis são os vestígios de animais pré-históricos, podem ser ossos, conchas, dentes, pegadas e geralmente são encontrados nas pedras e rochas muito antigas. Existem fósseis que são conservados quase que inteiros, por exemplo, os mamutes encontrados no gelo, ou os insetos em âmbar. O estudo dos fósseis é de extrema importância para se entender para se conhecer melhor a história do nosso planeta.
(imagem 1: Slide mostrando o que são os fósseis)


(Imagem 2: Alunos assistindo o vídeo “o que matou os dinossauros?”)

Conhecendo a Paleontologia

Autora: Larissa Rangel
A Paleontologia é a ciência que estuda tudo o que já aconteceu na Terra em períodos geológicos através de fósseis e qualquer outro vestígio de seres vivos que habitam nessas épocas. A partir desses estudos os paleontólogos conseguem ter informações do ser fossilizado e de como era a vida antigamente na Terra.
No dia 20 de outubro, foi realizada uma intervenção sobre Paleontologia com os alunos do 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de mostrar a importância dessa ciência que tão pouco é falada nas escolas.
 
(imagem 1: Pibidiana colocando o vídeo para os alunos)
(imagem 2: pibidiana explicando sobre a extinção dos dinossauros)


(imagem 3: alunos ouvindo sobre as extinções)

Visita à Unipampa

Autora: Larissa Rangel

Quanto se está no ensino médio uma das maiores preocupações é de o que iremos cursar quando sairmos da escola, são tantas opções que talvez a melhor a forma de escolher é ir até a universidade e ver com os próprios olhos como são as coisas lá dentro.
Com isso, no dia 14 de agosto, os alunos do 3° ano da Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro fizeram uma visita a Universidade Federal do Pampa situada em São Gabriel, lá os alunos conheceram os laboratórios de Zoologia e Paleontologia, também conheceram a estufa da universidade.


(Imagem 1: Alunos conhecendo o laboratório de Paleontologia)


(Imagem 2: Alunos conhecendo a estufa )


PIBID DA ESCOLA XV DE NOVEMBRO REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS – 2ª Edição

Por Amanda Lopes


No dia 25 de Novembro de 2017 realizou-se a segunda Feira de Ciências da Escola XV DE NOVEMBRO, organizada pelo PIBID onde foram  orientados 5 dos grupos participantes da feira com  os seguintes experimentos:
-EXTRAÇÃO DO DNA HUMANO;
-O OVO QUE BOIA E O OVO QUE AFUNDA;
-FRITAR OVO SEM CALOR;
-EXTRAÇÃO DO DNA DO MORANGO;

-SUBMARINO NA GARRAFA.













Outubro Rosa

Por; Amanda Lopes

No dia 17 de outubro na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha, inicio a primeira atividade referente ao outubro rosa, com a turma de oitavo ano. A primeira aula foi uma aula expositiva dialogada.
Já no dia 20 de outubro foi dia dos alunos confeccionarem cartazes em incentivo e apoio a campanha. E no último dia de atividade dia 24 os alunos realizaram uma ação entregando fitas na cor rosa para professores e funcionários da escola.

https://lh5.googleusercontent.com/4iNnP7KoyNdeoN5O8WpRkuBanYr4vNzatgCeDdb6eDI3CoLShwxBPtsqb7I9r8NEE7E9trPuiMmmZ6KQS9GHJuaQ3iWCwN9WMfEMvPQdsVqcvhJN-pwkoEqFyu8kPI6MkgxEdShr
Figura 1: Bolsista realizando explanação teórica

https://lh4.googleusercontent.com/OxLNAj_2eAfSJHC3eejGj_7x54o0OB-Y0kaAXmWdAI0XgpD_FwPkkFmsDCMweuN6jpbCCz2WRvDyAO4muZWlNUZm9hdq_4Mrq3sN4MLMVqivkQWqW5xM5AF81Obi8BO3xT4K4aVE
Figura 2: Alunos confeccionando cartazes

https://lh4.googleusercontent.com/22dmCkU6fEs2EOOeYYPKQ2Xivulac04WO6sxSD1X3Ds7BC4Xr7VkFB6q3NX996a6YysIWXxWWrw5uX3lSEsP4EjNuENhiX8y_J5WnTyNbEYqIn7iLgHiKVyf6-lmpa0Wn-bvNfzW
Figura 3: Alunos com seus cartazes e bolsista.

https://lh3.googleusercontent.com/CVcOD7og3hooZmZ8o87q3VmS71Ppf5nuXDL90d5SE5H-RsR7-rrTvRgksWMmZfVKO6i_B8uEGojOS7Avxp23OgQKHslIW-pRXqDn59_gXmWx02I6qPEMKqmtUnTK42emswv1ga3Z
Figura 4: Aluna fazendo a distribuição de fitas.

https://lh3.googleusercontent.com/YpR19gPOUq2xP03Gy84XsSQksHyKbb2R40BlogvPoBxkaQXtAOgO7RSaGQxEpO4F0wvjxt3nuSGlnishmJrBdMheJ-QNiM1kcLGljbeZexLsIhwCI6XDGGHmCzlV9OqWDF3vAaBz
Figura 6: Alunas e supervisora Cida fazendo a colocação dos cartazes na escola.

Os agrotóxicos e o meio ambiente


Por; Amanda Lopes

No dia 06 de setembro de 2017 foi realizada uma aula sobre o uso desenfreado dos agrotóxicos na turma 1ºB da Escola Estadual de Ensino Médio XV DE NOVEMBRO, na qual os alunos puderam saber um pouco mais sobre o causado pelos agrotóxicos e esclarecerem dúvidas sobre o tema abordado.

  https://lh5.googleusercontent.com/VUQhfqG1xadLekGQRUrt5elgCz9Aeazhgyy_-jMIe2wVHOnAj6QftXPLfuX8OXoU-70BqyxVUkmFr0_aQBgwgM9o-D6lte3IUo_ZyL-Y93gcV4jgR3lvBotWsZTW8yZIatxUb7-7
(Figura 1: Bolsista realizando explanação teórica)

https://lh4.googleusercontent.com/zt9sQcqrUrdg6lsbeaLXokvTovymtuXOprRKNBez51ITOA_W2haQetNdMyw-1vPh1LARJyrV8ZbV4nRBqgKTr7AqH_c-OT4FsbhSYcgh7Nbb43D9SEwHCqBRu0q2OG_dZOde-Agg

   (Figura 2: Alunos assistindo ao vídeo apresentado)

OBSERVAÇÃO DE ESTRUTURAS CELULARES EM AMOSTRAS DE TECIDO DE CEBOLA

Por; Amanda Lopes 
No dia 23 de maio de 2017, na Escola Estadual XV de Novembro realizou-se uma intervenção com o 1º ano, turmas A,B,C e D do turno da tarde, sobre citologia a pedido da Profª Priscilla.
A intervenção teve como objetivo a compreensão da células usando como exemplo as células vegetais a partir da cebola, prática de fácil realização e muito boa para que os alunos possam compreender a matéria e vivenciar uma aula prática com microscópio.

P_20170523_140029.jpg
(Figura 1: Alunos e professora Priscila, fazendo a observação das células vegetais)

P_20170523_135437.jpg
(Figura 2: Alunas realizando a atividade proposta)

2° edição da Feira de Ciências da Escola XV de Novembro



                                                           Por Maria Paula Santos


            No dia 25 de novembro de 2017, aconteceu pela manhã a 2° Edição da Feira de Ciências da Escola XV de Novembro, realizada pelo SUBPROJETO PIBID BIOLOGIA da escola, que contou com a colaboração e participação de alunos de 1° a 3°ano do Ensino Médio do turno manhã e tarde.
A feira teve por objetivo despertar a criatividade e interesse pela iniciação cientifica dos alunos. Os discentes foram avaliados por duplas de jurados, entre eles alunos de graduação e a Mestre Fernanda Gallon. Concorreram os primeiros anos da manhã e da tarde entre si, e assim sucessivamente segundos e terceiros anos.
            Os alunos desenvolveram trabalhos na área de Ciências da Natureza, a partir de experimentos, que foram orientados pelos PIBIDIANOS. A bolsista Maria Paula dos Santos da Cruz foi orientadora de sete grupos participantes da Feira, onde dois deles ganharam o PRÊMIO DE DESTAQUE da feira.
            O prêmio de destaque é uma modalidade nova abordada nesta edição da feira, onde todos os experimentos concorrem entre si para escolher o trabalho que mais se destacou. Os experimentos orientados foram:
  •         Tornado luminoso (quimiluminescência e magnetismo) 1° ano
  •         Ferro fluido 3°ano
  •         Ilusões de ótica (como funciona o olho humano) 1°ano
  •          Bolhas de sabão gigantes-1°ano, 1° E.
  •          Bolhas de sabão gigantes-1°ano, 1° G.
  •          Camaleão químico-2°ano
  •          Submarino na garrafa-3° ano




Figura 1: (da direita para a esquerda), os alunos Carlos Eduardo, Gabriele, Ana Carolina, Stella e Júlia que apresentaram o trabalho sobre as ilusões de ótica e o funcionamento do olho humano.




Figura 2:(da direita para a esquerda), os alunos Henrique, Roberta, Gabriela e Lucas, que apresentaram o trabalho sobre Pressão e Lei de Pascal, intitulado como Submarino na garrafa.



Figura 3: (da direita para a esquerda) as alunas Maria Eduarda Boeno, Wechlyn, Ana Laura e Maria Eduarda Xarão, apresentando o experimento Camaleão Químico para um professor.


Figura 4: (da direita para a esquerda) os alunos do 1°B Luis Eduardo, Gabriel Betim e Gabriel Salazart, onde apresentaram o trabalho sobre magnetismo e quimiluminescência, intitulado como Tornado Luminoso.



Figura 5: (da direita para a esquerda) Elivelton, Cassiano, Willian e José, os alunos fizeram um experimento sobre magnetismo, chamado Ferro fluido.



Figura 6: (da direita para a esquerda) os alunos do 1° ano do turno da manhã Alexandre, Nataly e Matheus apresentaram o trabalho Bolhas de sabão Gigantes.


Figura 7: (da direita para a esquerda) Emanuelle e Guilherme, alunos do 1° ano do turno da tarde, também apresentaram o experimento Bolhas de sabão gigantes.


Figura 8: (da direita para a esquerda) Os alunos Willian, Elivelton, José e Cassiano, 1°lugar do PRÊMIO destaque da feira, os discentes apresentaram o experimento cujo nome é Ferro fluido.


Figura 9: (da direita para a esquerda) os discentes do 1°B Luis Eduardo, Gabriel Salazart, Gabriel Betim, Orientadora do grupo Maria Paula Santos e a Diretora da escola Andrea Bonorino. Os alunos ganharam 2° lugar do Prêmio Destaque com o experimento Tornado Luminoso.