Caroline
Perceval Paz
É visível que as pessoas têm o conhecimento,
e admiram muito os animais em que nunca viram pessoalmente, e que, em sua
maioria nem estão presentes em sua localidade, sem levar em conta toda a
diversidade da fauna do seu próprio país ou bioma. Por exemplo, animais como
panda, zebra, girafa, elefantes são muito mais agraciados pelo público em
geral, mesmo que só sejam vistos através da televisão, computador e etc., do
que animais como o lobo guará, que está presente em diversos estados do Brasil,
e ainda está em risco de extinção em determinados biomas como no pampa.
No
dia 19 de setembro de 2017, realizou-se a intervenção denominada “Jogo dos Animais”
com a turma 70 (7º ano, vespertino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Presidente João Goulart.
A atividade foi constituída em um jogo dos
animais foi fundamentado no conhecido jogo denominado perfil. Para a realização
do jogo a turma foi dividida em grupos (Figura 1). Para começar o jogo,
primeiramente foram explicadas as regras para os discentes. Onde o jogo
constitui em uma série de fichas sorteadas que é referente a algum animal e
também é composto por 12 dicas. Essas dicas são lidas pausadamente, para dar
oportunidade para que os alunos respondam a resposta quando quiser ou esperem
por mais dicas (Figura 2). Porém, se a resposta estiver incorreta, o grupo é
eliminado da rodada.
Os animais escolhidos para o jogo foi uma
mistura de animais muito conhecidos como, por exemplo, urso polar, ornitorrinco
e panda. Esses foram contrapostos com animais ameaçados de extinção no pampa,
como cardeal amarelo, jaguatirica e lobo guará.
Os estudantes foram muito participativos, a
turma mostra-se competitiva e animada quando se trata de jogos. Foi muito
interessante quando os alunos começaram a demonstrar insatisfação em fichas com
animais do tipo quati, cardeal amarelo, jaguatirica, pois diziam não conhecer
esses animais. A intenção de que os próprios discentes identificassem que seu
conhecimento era baseado principalmente em animais de fora, foi atingindo
(Figura 3). A partir disso foi feita uma discussão referente aos animais do
pampa, ao risco de extinção além de mostrar imagens e curiosidades desses
animais tão pouco conhecidos pelos discentes.
Figura 1: Turma dividida em grupos para a
execução do Jogo dos Animais.
Figura 2: Grupo discutindo a resposta do
jogo.
Figura 3: Acertos e erros referentes
aos animais abordados no jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário