Caroline
Perceval Paz
Segundo Casagrande
(2013): “Os jogos de Bingo exercem um papel importante para a aquisição de
conhecimentos, conceitos, estimulam a imaginação, promovem o raciocínio lógico,
contribuem para a organização do pensamento, exigindo atenção e concentração
dos alunos”.
No
dia 10 de novembro de 2017, realizou-se a intervenção denominada “Aprendendo e
revisando com o jogo bingo” com a turma 61 (6º ano, matutino) da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
A
atividade tinha o objetivo de revisar o conteúdo e levar novos conhecimentos
referentes ao solo. Para a realização da atividade a turma foi dividida em
duplas, trios ou quartetos, onde ganharam uma cartela de bingo. Os números eram
acompanhados com perguntas, que eram sorteados. Quando um grupo tivesse um
número de sua cartela sorteado, deveria responder a pergunta atrás da cartela.
O grupo que conseguisse completar uma fileira, de forma horizontal ou vertical
e que tenha respondido as perguntas corretamente, ganhava o jogo.
A
turma foi muito participativa, mas também estava muito agitada (Figura 1 e 2). Apesar
de o jogo ter sido concluído com êxito, os discentes não estavam colaborando no
momento de ouvir as perguntas que não estavam presentes em sua cartela. Mas, ao
passar da atividade os alunos foram obtendo um melhor desempenho.
Figura 1:
Grupo discutindo as respostas do jogo.
Figura 2: Discentes participando do
bingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário