PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Física das tempestades e dos raios E.M.E.F. Presidente João Goulart Por Carmem Santos

NOTÍCIA

Física das tempestades e dos raios

Por Carmem Santos

         A formação das tempestades acontece por uma separação entre nuvens. As nuvens mais altas são carregadas com carga positiva, enquanto as mais baixas possuem cargas negativas, o que induz a superfície terrestre a uma carga também positiva, criando entre ambas um campo elétrico.
        Benjamin Franklin, físico e político americano, foi o primeiro estudioso a verificar essa tese, isso porque acreditava que os raios fossem apenas descargas elétricas. Para comprovar sua teoria, empinou uma pipa de papel próximo a nuvens de uma tempestade. Um experimento não recomendado, visto que muitos já morreram tentando reproduzi-lo.
      Franklin, além de provar sua teoria sobre descargas elétricas dos raios, também construiu o primeiro para-raios com a finalidade de proteção contra eventuais danos (Brasil Escola).
         A intervenção foi realizada no dia 06 de outubro de 2017, com a turma 62 do 6º ano da E.M.E.F. Presidente João Goulart.  Iniciou- se aula com uma explanação sobre a Física das Tempestades e dos raios com o auxílio de slides (Figura 01).
       Dando seguimento falamos sobre fenômenos naturais que estão  repercutindo na atualidade.  E com isso Sanando as duvidas mais frequentes dos alunos.  Os alunos foram participativos fazendo comentários e perguntas sobre o conteúdo exposto em aula (figura 02).




Figura 1: Explanação sobre a física das tempestades e dos raios


Figura 2: Alunos assistindo a intervenção física das tempestades e dos raios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário