PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Jogo Torta na Cara

Caroline Perceval Paz 
Segundo Martins (2012): “Os conhecimentos e a aprendizagem significativa são fundamentais para a integração social e sobrevivência das pessoas. Sendo assim, com a utilização planejada de jogos, o professor pode provocar uma aprendizagem, estimulando a construção de conhecimentos contextualizados com o dia-a-dia do aluno [...]”. Portanto, os jogos quando bem planejados só tem a ajudar o professor na construção do conhecimento, de maneira que os discentes aprendem de forma descontraída e muitas vezes atuam de maneira mais significativa para aquele que participa.
No dia 19 de setembro de 2017, realizou-se a intervenção denominada “Jogo Torta na Cara” com a turma 61 (6º ano, matunino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
A atividade tinha como tema solos, depois de intervenções anteriores levarem aos discentes o conteúdo teórico e prático, o jogo “Torta na Cara” tinha o objetivo de revisar o conteúdo, avaliar o entendimento do projeto até esse instante e promover uma atividade que os alunos se divertissem enquanto praticavam.
O jogo é à base de perguntas e respostas, onde para a realização do mesmo a turma foi dividida em dois grupos. Dois alunos iam até a frente, era lida uma pergunta de uma ficha sorteada, e quem respondesse primeiro tinha direito de dar uma “tortada” no colega.
A turma é muito agitada, e viu nesses jogos uma forma de gastar a energia. O jogo só trouxe resultados positivos, onde era visto o contentamento dos alunos em participar da atividade. Além do mais, foi possível ver o companheirismo da turma com os alunos com mais dificuldades. Também foi um momento de esclarecer dúvida referente ao solo.



Figura 1: Discentes participando do jogo.
Figura 2: Discente dando uma “tortada” na colega.
Figura 3: Estudante contente com a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário