Caroline
Perceval Paz
Segundo Martins (2012): “Os conhecimentos e a
aprendizagem significativa são fundamentais para a integração social e
sobrevivência das pessoas. Sendo assim, com a utilização planejada de jogos, o professor
pode provocar uma aprendizagem, estimulando a construção de conhecimentos
contextualizados com o dia-a-dia do aluno [...]”. Portanto, os jogos quando bem
planejados só tem a ajudar o professor na construção do conhecimento, de
maneira que os discentes aprendem de forma descontraída e muitas vezes atuam de
maneira mais significativa para aquele que participa.
No
dia 19 de setembro de 2017, realizou-se a intervenção denominada “Jogo Torta na
Cara” com a turma 61 (6º ano, matunino) da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Presidente João Goulart.
A
atividade tinha como tema solos, depois de intervenções anteriores levarem aos
discentes o conteúdo teórico e prático, o jogo “Torta na Cara” tinha o objetivo
de revisar o conteúdo, avaliar o entendimento do projeto até esse instante e
promover uma atividade que os alunos se divertissem enquanto praticavam.
O
jogo é à base de perguntas e respostas, onde para a realização do mesmo a turma
foi dividida em dois grupos. Dois alunos iam até a frente, era lida uma
pergunta de uma ficha sorteada, e quem respondesse primeiro tinha direito de
dar uma “tortada” no colega.
A
turma é muito agitada, e viu nesses jogos uma forma de gastar a energia. O jogo
só trouxe resultados positivos, onde era visto o contentamento dos alunos em
participar da atividade. Além do mais, foi possível ver o companheirismo da
turma com os alunos com mais dificuldades. Também foi um momento de esclarecer
dúvida referente ao solo.
Figura
1: Discentes participando do jogo.
Figura
2: Discente dando uma “tortada” na colega.
Figura 3: Estudante contente com a atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário