Renata Machado Castro
Sendo o Brasil o país considerado com a maior diversidade de serpentes do mundo, é de conhecimento público a ocorrência de acidentes ofídicos por toda extensão dele. Com a produção e distribuição de soro antiofídico no país, a taxa de letalidade resultante de acidentes apresentou uma redução inicial de mais de 50%, e continuou reduzindo essa taxa com o passar dos anos. A maior incidência de acidentes é com trabalhadores rurais do sexo masculino, sendo a idade destes variável entre 15 e 49 anos. Considerando o contato direto que os discentes da E.M.E.F. Presidente João Goulart possuem com o meio rural através de suas residências ou da ocupação dos familiares, é de extrema relevância que o ofidismo seja abordado em sala de aula.
Com o intuito de abordar esse tema, foi realizada uma atividade com a turma 70 (Figura 1) do sétimo ano do ensino fundamental da E.M.E.F. Presidente João Goulart. Realizada no dia 6 de outubro, a atividade contou com o empréstimo de alguns exemplares de serpentes peçonhentas e não peçonhentas (Figura 2), disponibilizado pelo laboratório de zoologia da UNIPAMPA campus São Gabriel. No primeiro período de aula, foram, novamente, apresentados vídeos. Dessa vez, sobre os mecanismos de ação do veneno e principais sintomas (Figura 3); e sobre os primeiros socorros (Figura 4). Ainda, foi apresentado um vídeo sobre a produção do soro antiofídico (Figura 5). O primeiro período foi concluído com um breve diálogo e com um intervalo para o esclarecimento de dúvidas.
No segundo período os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com os exemplares de serpentes. Com a devida organização e cautela, foi permitido que os educandos manuseassem, se assim desejavam, os exemplares (Figura 6). Esse período foi reservado para que eles se familiarizassem com os espécimes e tivessem a oportunidade de ter contato físico com os mesmos, além de poderem visualizar as estruturas e características vistas anteriormente nos vídeos (Figura 7).
Com a finalidade de concluir e revisar o conteúdo, no terceiro período os alunos responderam algumas questões objetivas ditadas pela bolsista-ID Renata Machado Castro (Figura 8), entregando sua relação de respostas. Após a entrega das respostas, houve um novo período para esclarecimento de alguma dúvida restante (Figura 9).
Figura 1: Turma 70 da E.M.E.F. Presidente João Goulart.
Figura 2: Exemplares de serpentes disponibilizados pela UNIPAMPA.
Figura 3: Vídeo referente aos acidentes ofídicos e sintomas característicos resultantes destes.
Figura 4: Vídeo sobre os primeiros socorros em casos de acidentes ofídicos.
Figura 5: Vídeo sobre a produção do soro antiofídico.
Figura 6: Discentes observando e fotografando os exemplares de serpentes.
Figura 7: Bolsista-ID Renata Machado Castro indicando em um exemplar características mencionadas anteriormente.
Figura 8: Bolsista-ID ditando as questões a serem respondidas pelos alunos.
Figura 9: Parte final da atividade, na qual os alunos esclareceram as dúvidas restantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário