PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O solo e a paleontologia


Caroline Perceval Paz
A paleontologia tem como objeto de estudo os fósseis. Segundo Reis et al. (2005) “É de extrema importância, visto que abrange o conhecimento da evolução dos seres vivos, bem como a história geológica da Terra”. Portanto, o docente deve dar uma atenção especial a esse tema, e levar para a sala de aula para que seja discutido em conjunto.
No dia 17 de novembro de 2017, realizou-se a intervenção denominada “O solo e a paleontologia” com a turma 61 (6º ano, matutino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
A intervenção foi dividida em dois momentos. O primeiro momento constituiu na parte teórica. Que foi feita de forma expositiva, com slides para auxiliar a explicação e melhor entendimento visual do assunto. Posteriormente foi passado o vídeo Marching Dinosaurs - Animated Size Comparison”.
O segundo momento da atividade foi em torno de um tabuleiro feito de TNT com números de papel. O tabuleiro continha 20 casas e possuía perguntas variadas em cada casa. Conforme o grupo respondia corretamente a pergunta, avançava uma casa, caso contrário, este permanecia na mesma casa. Para a realização do jogo, a turma foi dividida em dois grupos. O líder de cada grupo ficava no tabuleiro e o restante do grupo ao seu lado para discutir as respostas das questões.
Pela primeira vez na turma 61 a aula teórica foi mais proveitosa do que a aula prática. Como os discentes geralmente possuem muito interesse no assunto, e é visto que muitas vezes a paleontologia não é trabalhada em sala devidamente, os estudantes têm uma imensa curiosidade, então na parte teórica da atividade, até mesmo os alunos que costumam ser mais tímidos para questionar, fizeram diversas perguntas e esclareceram suas dúvidas (Figura 1). O vídeo também chamou muito atenção, onde os estudantes não imaginavam que havia tanta diversidade de dinossauros (Figura 2). 
No jogo, os discentes foram participativos (Figura 3 e 4), mas alguns estavam extremamente agitados e começaram a fazer bagunça, dificultando os estudantes que queriam realmente participar do jogo.  Porém, foi visto através dessa atividade que os alunos compreenderam o conteúdo.

Figura 1: Bolsista-ID realizando a explanação teórica.

Figura 2: Discentes assistindo ao vídeo Marching Dinosaurs - Animated Size Comparison”.
Figura 3: Estudantes participando do “Jogo de Tabuleiro da Paleontologia”.
Figura 4: Bolsista-ID lendo a pergunta do jogo para o grupo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário