Caroline Perceval Paz
A paleontologia tem como objeto de estudo os fósseis.
Segundo Reis et al. (2005) “É de extrema importância, visto que abrange o
conhecimento da evolução dos seres vivos, bem como a história geológica da
Terra”. Portanto, o docente deve dar uma atenção especial a esse tema, e levar
para a sala de aula para que seja discutido em conjunto.
No
dia 17 de novembro de 2017, realizou-se a intervenção denominada “O solo e a
paleontologia” com a turma 61 (6º ano, matutino) da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Presidente João Goulart.
A intervenção foi dividida em dois momentos. O primeiro momento
constituiu na parte teórica. Que foi feita de forma expositiva, com slides para
auxiliar a explicação e melhor entendimento visual do assunto. Posteriormente
foi passado o vídeo “Marching Dinosaurs - Animated
Size Comparison”.
O segundo momento da atividade foi em torno de um tabuleiro feito de TNT com números de papel. O tabuleiro continha 20 casas e possuía perguntas variadas em
cada casa. Conforme o grupo respondia corretamente a pergunta, avançava uma
casa, caso contrário, este permanecia na mesma casa. Para a realização do jogo,
a turma foi dividida em dois grupos. O líder de cada grupo ficava no tabuleiro
e o restante do grupo ao seu lado para discutir as respostas das questões.
Pela primeira vez na turma 61 a
aula teórica foi mais proveitosa do que a aula prática. Como os discentes
geralmente possuem muito interesse no assunto, e é visto que muitas vezes a
paleontologia não é trabalhada em sala devidamente, os estudantes têm uma
imensa curiosidade, então na parte teórica da atividade, até mesmo os alunos
que costumam ser mais tímidos para questionar, fizeram diversas perguntas e
esclareceram suas dúvidas (Figura 1). O vídeo também chamou muito atenção, onde
os estudantes não imaginavam que havia tanta diversidade de dinossauros (Figura
2).
No jogo, os discentes foram participativos (Figura 3 e 4), mas
alguns estavam extremamente agitados e começaram a fazer bagunça, dificultando
os estudantes que queriam realmente participar do jogo. Porém, foi visto através dessa atividade que
os alunos compreenderam o conteúdo.
Figura 1: Bolsista-ID realizando a
explanação teórica.
Figura 2: Discentes assistindo ao vídeo “Marching Dinosaurs - Animated Size Comparison”.
Figura 3: Estudantes participando do
“Jogo de Tabuleiro da Paleontologia”.
Figura 4: Bolsista-ID lendo a
pergunta do jogo para o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário