NOTÍCIA
O bingo como ferramenta pedagógica ( Fenômenos Naturais ).
Por Carmem Santos
Na atualidade os jogos invadiram a escola seja pelos tablets, smartphones ou como ferramenta pedagógica. A verdade é que cada vez mais os professores utilizam jogos, vídeos, gincanas e animações para trabalhar conteúdos difíceis e ajudar os alunos a reter conhecimentos. Essas estratégias são importantes por trazerem ao ambiente escolar, um pouco da vida cotidiana do mundo, permitindo que ele faça conexões, desenvolva habilidades e entenda melhor a aplicação de teorias na prática.
A intervenção foi realizada no dia 27 de outubro de 2017, com a turma 62 do 6º ano da E.M.E.F. Presidente João Goulart. Onde construímos um bingo sobre os fenômenos naturais, a fim de satisfazer dúvidas e curiosidades mais frequentes e melhor fixação do conteúdo estudado.
Formamos seis grupos de alunos onde foram distribuídas uma cartela para cada grupo com cinco colunas e cinco linhas (Figuras 01 e 02 ).
E também foi distribuído para cada grupo cinco imagens de fenômenos naturais com explicações sobre cada fenômeno natural presente nas imagens. Após cada rodada era passada a imagem para o grupo vizinho, para o grupo ler a informação, contidas nas imagens.
Em Cada imagem dos fenômenos naturais trazia um número em destaque. Esse número era lido em voz alta para todos os grupos (Figura 03 e 04 ). O grupo ganhador seria o que preenchesse em primeiro lugar uma coluna ou uma linha, com os referidos números e teria que gritar bingo. Todos os grupos foram bem participativos e também competitivos.
Figuras 01 e 02 : Grupos de alunos jogando o bingo.
Figuras 03 e 04 : Sorteio dos números do bingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário