PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O Misterioso mundo dos insetos


Por: Joseane Salau
 
Foi realizada, nos dias 31 de outubro e 09 de novembro de 2017, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, a intervenção sobre a diversidade de insetos. A atividade foi dividida em duas partes e atendeu a turma do 5º ano do ensino fundamental do turno da tarde.
 O objetivo da intervenção foi apresentar aos alunos a biodiversidade da Classe Insecta, a evolução dos insetos, sua importância ecológica, e importância médica. Bem como, apresentar os materiais e método de coleta, amostragem e identificação destes animais. Esse momento contou com a participação de estudantes da área de entomologia da Unipampa- Campus São Gabriel.
No primeiro encontro, foi realizada uma explanação geral sobre o assunto, e explicada à atividade. No segundo encontro, foi realizado um Quiz, com o intuito de relembrar conceitos aprendidos no encontro anterior.
Os materiais laboratoriais foram cedidos pela Profª. Drª. Márcia Spies, do Laboratório de Estudos em Biodiversidade Pampeana- Lebip, da Unipampa campus São Gabriel.
Os estudantes demonstraram curiosidade sobre o assunto, fizeram perguntas e tiraram dúvidas. Alguns se mostraram mais interessados, enquanto outros mencionaram ter receio de alguns insetos e até fobia ou relataram conhecer pessoas que sofrem com este problema. A atividade também tem o objetivo de desmistificar o “medo” de animais que tem fundamental importância na biodiversidade, por fazer parte da cadeia alimentar de diversos organismos, constituindo um grupo dos principais predadores de outros invertebrados além de estarem presente na dieta de muitos animais terrestres. Além disso, os insetos possuem uma real importância econômica, já que alguns são polinizadores (ex.: abelhas), auxiliam na ciclagem de nutrientes (ex.: moscas,), são bioindicadores de qualidade do ambiente, são muito usados na pesquisa científica, alguns se fazem presente na produção de seda (ex.: bicho-seda), controle biológico de insetos-praga (ex.: joaninhas), além da manutenção e fertilização dos solos.
 Desta forma, com esta atividade os alunos, desde a mais tenra idade, passarão a respeitar os animais, e conhecer melhor seu pertencimento ao ambiente natural.
Figura1: Explanação teórica; área de estudo.
Figura 2: Membros do laboratório Lebip, juntamente com a Bolsista-ID Joseane.

Figura 3: Aluna do 5° ano, manuseando uma barata criada em laboratório.

Figura 4: Alunas escolhendo envelopes que continha pergunta sobre conceitos aprendidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário