Por: Joseane
Salau
Foi
realizada, nos dias 31 de outubro e 09 de novembro de 2017, na E.E.E.M. João
Pedro Nunes, a intervenção sobre a diversidade de insetos. A atividade foi
dividida em duas partes e atendeu a turma do 5º ano do ensino fundamental do
turno da tarde.
O objetivo da intervenção foi apresentar aos
alunos a biodiversidade da Classe Insecta, a evolução dos insetos, sua importância
ecológica, e importância médica. Bem como, apresentar os materiais e método de
coleta, amostragem e identificação destes animais. Esse momento contou com a
participação de estudantes da área de entomologia da Unipampa- Campus São Gabriel.
No
primeiro encontro, foi realizada uma explanação geral sobre o assunto, e
explicada à atividade. No segundo encontro, foi realizado um Quiz, com o
intuito de relembrar conceitos aprendidos no encontro anterior.
Os materiais
laboratoriais foram cedidos pela Profª. Drª. Márcia Spies, do Laboratório de
Estudos em Biodiversidade Pampeana- Lebip, da Unipampa campus São Gabriel.
Os estudantes
demonstraram curiosidade sobre o assunto, fizeram perguntas e tiraram dúvidas.
Alguns se mostraram mais interessados, enquanto outros mencionaram ter receio
de alguns insetos e até fobia ou relataram conhecer pessoas que sofrem com este
problema. A atividade também tem o objetivo de desmistificar o “medo” de
animais que tem fundamental importância na biodiversidade, por fazer parte da
cadeia alimentar de diversos organismos, constituindo um grupo dos principais
predadores de outros invertebrados além de estarem presente na dieta de muitos
animais terrestres. Além disso, os insetos possuem uma real importância
econômica, já que alguns são polinizadores (ex.: abelhas), auxiliam na ciclagem
de nutrientes (ex.: moscas,), são bioindicadores de qualidade do ambiente, são
muito usados na pesquisa científica, alguns se fazem presente na produção de
seda (ex.: bicho-seda), controle biológico de insetos-praga (ex.: joaninhas),
além da manutenção e fertilização dos solos.
Desta forma, com esta atividade os alunos,
desde a mais tenra idade, passarão a respeitar os animais, e conhecer melhor
seu pertencimento ao ambiente natural.
Figura1:
Explanação teórica; área de estudo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário