PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 28 de novembro de 2017

O que tem por trás dos chás? – Explanação


Por Ana Caroline Gonçalves, Joseane Salau, Denise Rodrigues, Kevin Garcia

       Ocorreu nos dias 16 e 23 de novembro de 2017, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, com as turmas 8ºB do turno da manhã, e 201 do turno da tarde, a atividade denominada “O que tem por trás dos chás”. Esta consistiu, em um primeiro momento, na explanação sobre o assunto. Nas próximas intervenções, serão realizadas oficinas. Uma oficina de degustação de chás e uma prática de impressão foliar (paleobotânica).
        Quando se fala de chás, logo o que vêm a memória é o uso dos mesmos para fins medicinais. Não se sabe ao certo quando exatamente quando a humanidade adotou essa especiaria para tal fim. Entretanto, há uma lenda que data 2737 a.C., a qual diz que um imperador Chinês chamado Sheng Nung tinha o hábito de ferver a água antes de bebê-la, devido as diversas patologias da época (BRAIBANTE et al., 2014). Certo dia, o imperador estava fervendo sua água debaixo de uma árvore enquanto repousava e, observou que algumas folhas da mesma caíram dentro do líquido, o que mudou a coloração do mesmo para castanho. Ao provar o líquido, ele pôde sentir um gosto agradável ao paladar. A partir disso, o hábito de ferver as folhas juntamente com a água tornou-se hábito em todo o império. Além disso, há manuscritos de 200 a.C. de um curandeiro, no qual estão registrados os benefícios dessa bebida.
É necessário ressaltar que o que se chama de chá no cotidiano são apenas infusões, pois o verdadeiro chá origina-se da Camellia sinensis, obtendo-se dela os chás branco, verde, preto e oolong, os quais apresentam alto teor de nutrientes e substâncias benéficas ao organismo, bem como cafeína – que está ausente em maior parte das infusões. E o que varia entre eles, é o tempo de oxidação da planta.
          A fim de verificar se os educandos possuíam conhecimento sobre o assunto e consumiam chá, foi passado, momentos antes da intervenção, um breve questionário, posto que em uma análise superficial dos dados, averiguou-se que poucos tinham de fato conhecimento sobre o tema abordado.
Figura 1 - Explanação sendo realizada pelos bolsistas-ID, na turma 8ºB.

Figura 2 - Bolsistas-ID explanando sobre assunto para a turma 201, na segunda semana de atividade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário