Por Ana Caroline Gonçalves,
Joseane Salau, Denise Rodrigues, Kevin Garcia
Ocorreu nos dias 16 e 23
de novembro de 2017, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, com as turmas 8ºB
do turno da manhã, e 201 do turno da tarde, a atividade denominada
“O que tem por trás dos chás”. Esta consistiu, em um primeiro
momento, na explanação sobre o assunto. Nas próximas intervenções,
serão realizadas oficinas. Uma oficina de degustação de chás e
uma prática de impressão foliar (paleobotânica).
Quando se fala de chás,
logo o que vêm a memória é o uso dos mesmos para fins medicinais.
Não se sabe ao certo quando exatamente quando a humanidade adotou
essa especiaria para tal fim. Entretanto, há uma lenda que data 2737
a.C., a qual diz que um imperador Chinês chamado Sheng Nung tinha o
hábito de ferver a água antes de bebê-la, devido as diversas
patologias da época (BRAIBANTE et al., 2014). Certo dia, o imperador
estava fervendo sua água debaixo de uma árvore enquanto repousava
e, observou que algumas folhas da mesma caíram dentro do líquido, o
que mudou a coloração do mesmo para castanho. Ao provar o líquido,
ele pôde sentir um gosto agradável ao paladar. A partir disso, o
hábito de ferver as folhas juntamente com a água tornou-se hábito
em todo o império. Além disso, há manuscritos de 200 a.C. de um
curandeiro, no qual estão registrados os benefícios dessa bebida.
É
necessário ressaltar que o que se chama de chá no cotidiano são
apenas infusões, pois o verdadeiro chá origina-se da Camellia
sinensis, obtendo-se dela os chás branco, verde, preto e oolong,
os quais apresentam alto teor de nutrientes e substâncias benéficas
ao organismo, bem como cafeína – que está ausente em maior parte
das infusões. E o que varia entre eles, é o tempo de oxidação da
planta.
A fim de verificar se os
educandos possuíam conhecimento sobre o assunto e consumiam chá,
foi passado, momentos antes da intervenção, um breve questionário,
posto que em uma análise superficial dos dados, averiguou-se que
poucos tinham de fato conhecimento sobre o tema abordado.
Figura 1 -
Explanação sendo realizada pelos bolsistas-ID, na turma 8ºB.
|
Figura 2 -
Bolsistas-ID explanando sobre assunto para a turma 201, na segunda
semana de atividade.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário