PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Aula Prática sobre Tipos de Solo

Por Bibiane Motta
No dia 28 de maio de 2014 foi realizada uma prática sobre Tipos de Solos na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Fernando Abbott, pelos bolsistas do PIBID, Bibiane Motta, Eduardo Janner e Letícia Saldanha com a turma do 6º ano - 60B.
A prática foi realizada com amostras coletadas de três diferentes tipos de solos: arenoso, argiloso e humífero. Foram confeccionados funis com garrafa pet e filtro de café, neles, foram colocadas as amostras de solos (Figura 01).



Figura 1. Amostras de solos arenosos, argilosos e humíferos utilizados para realizar a aula prática na Escola Fernando Abbott.

A prática teve como objetivo demonstrar a permeabilidade e a porosidade de cada tipo de solo. Observar o comportamento da água nos diferentes tipos de solos, além de analisar as principais características da argila, da areia e das misturas (Figuras 2 e 3).
Esse conhecimento é importante para verificar como os diversos tipos de solo se comportam em relação à erosão e estocagem de água, bem como os cuidados necessários para realizar a agricultura sobre cada tipo de solo. Os alunos observaram e responderam alguns questionamentos sobre o que observaram.
Figura 2: Alunos recebendo explicações sobre os diferentes tipos de solos pelo bolsista Eduardo Janner.

Figura 3: Alunos recebendo explicação sobre a dinâmica adotada durante a aula prática pelas bolsistas Bibiane Motta e Letícia Saldanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário