PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Jogo "Qual é o Elemento?"

Está sendo desenvolvido na Escola João Pedro Nunes o projeto “kimicando: A química na K Be Ca” que tem como objetivo utilizar os jogos didáticos e a aplicação de aulas práticas como ferramentas metodológicas para mediar os processos significativos de ensino-aprendizagem de conteúdos de química de forma ativa e envolvente, promovendo a construção de conhecimentos de modo significativo.
Dando inicio as atividades foi aplicado o jogo “qual é o elemento?” elaborado pelas bolsistas ID atuantes na escola. A turma do 1º ano do ensino médio foi a primeira a fazer a atividade que envolveu 27 alunos.
O jogo consiste em charadas que dão dicas de qual o elemento químico as características descritas pertence. A turma foi dividida em grupos onde cada um recebeu um tabuleiro com imagens e nomes dos elementos para auxiliar nas respostas, também foi permitida a consulta na tabela periódica.

A atividade surpreendeu pelo grande envolvimento dos alunos que pediram para jogar durante mais um período de aula. 


Tabuleiro utilizado pelos alunos no jogo. 
Alunos interagem a fim de desvendar a charada. 

Com o auxilio do tabuleiro os alunos observam algumas das propriedades dos elementos químicos. 

Estudantes participaram ativamente do jogo, onde analisaram e discutiram sobre as características químicas de alguns elementos. 
 Por: Lucieli Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário