Durante o mês junho o grupo
de bolsistas do PIBID da escola Municipal de Ensino Fundamental
Carlota Vieira da Cunha realizou atividades relacionadas à
conservação e preservação do Meio Ambiente com o intuito de
incutir nos alunos o hábito de cuidar do meio onde estão inseridos,
seja ele o ambiente familiar, escolar ou até mesmo de lazer. Os
educandos foram estimulados a exercitarem um pensamento crítico e
reflexivo a respeito das suas ações com o meio ambiente, a fim de
construírem um novo olhar a cerca da importância do papel do homem
na busca pela sustentabilidade.
As atividades realizadas foram
palestras e práticas referentes ao Tema Educação Ambiental, que
abordaram desde os principais impactos causados pela ação humana ao
meio ambiente, bem como as consequências destes as espécies mais
ameaçadas da região e do mundo. Além disso, buscou-se abordar com
os educandos as possíveis atitudes que deveriam ser tomadas para a
preservação dos recursos naturais, da fauna e da flora através de
imagens, vídeos, debates e atividades práticas.
Bonecos Ecológicos
Por Natiele Medina
Dentre as atividades
desenvolvidas foi realizada a prática Confeccionando Bonecos
Ecológicos com a turma de 5º ano que visou despertar a consciência
ecológica dos educandos. Os alunos interagiram durante a construção
dos bonecos e fizeram o uso de vários materiais como: a semente de
alpiste, meia calça, serragem, cola e diferentes enfeites para os
bonecos ecológicos. Os alunos questionaram o processo de crescimento
da planta, o porquê da utilização das sementes, bem como os locais
onde deveriam deixar os bonecos para que seus cabelos crescessem.
Além disso, essa prática foi importante para demonstrar aos alunos
a possibilidade da reutilização de materiais recicláveis, pois
foram usadas garrafas plásticas, embalagens de iogurte e margarina
como locais de sustentação aos bonecos ecológicos. A seguir estão
algumas amostras dos bonecos construídos pelos alunos. (fig.1,
fig.2, fig.3 e fig.4)
Fig: O boneco
Tobe foi construído com a utilização de lã, botões, e coloca
colorida.
Fig. 2
Construção coletiva dos bonecos ecológicos feita pelos educandos.
Fig.3
Bonecos enfeitados, da direita para a esquerda o Pou 2, Teco e o Cabeça.
Fig.4
Decoração dos bonecos, escolha dos nomes e construção dos
detalhes que compõem o rosto deles.
Fig.4: Resultado após o processo de germinação das sementes.
Composteira
Por Natiele Medina
Além da prática da
construção dos Bonecos Ecológicos ocorreu também durante a semana
do meio ambiente a
palestra referente à importância da Vermicompostagem na
reutilização de resíduos orgânicos com os alunos do 6ºano.
Essa atividade teve como
objetivo despertar nos educandos a reflexão a cerca do descarte
correto dos resíduos, bem como as diferentes maneiras de
reutiliza-los. O foco foi principalmente ao descarte dos resíduos
orgânicos como o resto de alimentos que acabam sendo muito
desperdiçados após as refeições e também durante as feiras ao
final do dia.
Durante
a palestra houve uma participação dos alunos que contribuíram com
exemplos comuns do dia-a-dia sobre a reutilização de resíduos,
mostram-se também curiosos em relação à construção da
vermicomposteira salientando que gostariam muito de fazer uma com o
resto de alimentos que sobram das suas refeições. Abaixo são
mostradas algumas imagens da palestra.
Fig.1 Palestra com o 6º ano durante a
semana do Meio Ambiente da escola.
Fig.2 Processo da construção de uma
compostagem mostrado durante a palestra.
Impactos Ambientais
Por Bryana D Avila
A Educação
ambiental é uma necessidade a ser trabalhada nas escolas. Atualmente
é lei educar ambientalmente os alunos, para formar cidadãos
conscientes. O impacto ambiental é uma alteração no ambiente que
pode por em risco a saúde humana e o Meio Ambiente. As ações
antrópicas, a insustentabilidade, a falta de planejamento ambiental
são os fatores principais que degradam o ambiente.
Com o auxilio de um
Slide ilustrativo foi ministrada uma palestra com o 8º ano e 8ª
série, o tema era Meio Ambiente em homenagem a semana do Meio
Ambiente. Primeiramente foi esclarecido o conceito de Meio Ambiente,
foi abordado os diferentes tipos de ambiente existentes. Foram
mostradas imagens de animais silvestres nativos do Rio Grande do Sul
e que permeiam as redondezas da cidade de São Gabriel. Ouve uma
discussão sobre as histórias das pessoas com maior idade, como os
avós, tios, parentes que contavam histórias de que viam esses
animais no interior. Hoje não se vê mais esses animais com a mesma
frequência de antigamente, pelo motivo de que muitos animais foram
extintos da região ou não temos muitas áreas verdes onde os
animais silvestres habitam.
Foram relacionados
alguns impactos ambientais com algumas ações antrópicas,
conversou-se sobre sustentabilidade e insustentabilidade, Equilíbrio
Ecológico, Planejamento Ambiental de uma forma breve, desigualdade
social, qualidade de vida. Por fim, foi proposta uma saída de campo
onde os alunos levantariam os impactos ambientais percebidos e os
registrariam de alguma forma para posteriormente colocar os
resultados alcançados na forma de documentário sobre a Sanga da
Rivera.
Os alunos interagiram quanto
questionávamos alguma coisa, porém não perguntaram sobre o tema.
Acredito que para se ter um resultado significativo esse tema deve
ser trabalhado de forma constante na escola.
A água
Por Fernanda Rosa
No dia 06 de Junho
foi
realizada uma palestra que buscou incentivar a conscientização sobre
o uso da água, para celebrar a Semana do Meio Ambiente na Escola
Carlota Vieira da Cunha, pelas bolsistas do
PIBID/Biologia. A palestra teve como foco principal entender melhor a
importância da água para os seres vivos e o que fazer para
preservar esse bem tão precioso. Participaram da palestra, alunos do
6º, 7º e 8º do turno da tarde.
A
contextualização do tema foi realizada através de temas
atuais como a crise do Sistema Cantareira e a preservação do Rio
Vacacaí. A palestra foi composta em três momentos, o primeiro trata
do reconhecimento da importância da água para a manutenção da
vida na Terra. O segundo abordou eventos que exemplificam o que
acontece quando não preservamos os nossos recursos hídricos e o
terceiro tratou de dicas para tornar o uso da água mais consciente.
Confira alguma delas a seguir:
Não
perca tempo no chuveiro:
15
minutos é tempo suficiente para você ficar limpinho e cheiroso.
Feche
a torneira ao escovar os dentes
Não
utilize mangueiras para lavar calçadas
Se
possível aproveite a água da máquina de lavar. Aproveitar a água
da chuva também é uma boa dica.
Regue
as plantas com regador.
Aproveite
para por sua criatividade em prática, reutilizando embalagens usadas
que você possui em casa.
Cuide
do seu lixo
Utilize
sempre LIXEIRAS, jamais jogue lixo no chão.
Passe
essas ideias adiante!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário