PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 19 de julho de 2014

Semana do Meio Ambiente.

Durante o mês junho o grupo de bolsistas do PIBID da escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha realizou atividades relacionadas à conservação e preservação do Meio Ambiente com o intuito de incutir nos alunos o hábito de cuidar do meio onde estão inseridos, seja ele o ambiente familiar, escolar ou até mesmo de lazer. Os educandos foram estimulados a exercitarem um pensamento crítico e reflexivo a respeito das suas ações com o meio ambiente, a fim de construírem um novo olhar a cerca da importância do papel do homem na busca pela sustentabilidade.
As atividades realizadas foram palestras e práticas referentes ao Tema Educação Ambiental, que abordaram desde os principais impactos causados pela ação humana ao meio ambiente, bem como as consequências destes as espécies mais ameaçadas da região e do mundo. Além disso, buscou-se abordar com os educandos as possíveis atitudes que deveriam ser tomadas para a preservação dos recursos naturais, da fauna e da flora através de imagens, vídeos, debates e atividades práticas.


Bonecos Ecológicos

Por Natiele Medina

 Dentre as atividades desenvolvidas foi realizada a prática Confeccionando Bonecos Ecológicos com a turma de 5º ano que visou despertar a consciência ecológica dos educandos. Os alunos interagiram durante a construção dos bonecos e fizeram o uso de vários materiais como: a semente de alpiste, meia calça, serragem, cola e diferentes enfeites para os bonecos ecológicos. Os alunos questionaram o processo de crescimento da planta, o porquê da utilização das sementes, bem como os locais onde deveriam deixar os bonecos para que seus cabelos crescessem. Além disso, essa prática foi importante para demonstrar aos alunos a possibilidade da reutilização de materiais recicláveis, pois foram usadas garrafas plásticas, embalagens de iogurte e margarina como locais de sustentação aos bonecos ecológicos. A seguir estão algumas amostras dos bonecos construídos pelos alunos. (fig.1, fig.2, fig.3 e fig.4)























Fig: O boneco Tobe foi construído com a utilização de lã, botões, e coloca colorida.
 


















Fig. 2 Construção coletiva dos bonecos ecológicos feita pelos educandos.















 Fig.3 Bonecos enfeitados, da direita para a esquerda o Pou 2, Teco e o Cabeça.













Fig.4 Decoração dos bonecos, escolha dos nomes e construção dos detalhes que compõem o rosto deles.

 Fig.4: Resultado após o processo de germinação das sementes.

Composteira
Por Natiele Medina

Além da prática da construção dos Bonecos Ecológicos ocorreu também durante a semana do meio ambiente a palestra referente à importância da Vermicompostagem na reutilização de resíduos orgânicos com os alunos do 6ºano.
Essa atividade teve como objetivo despertar nos educandos a reflexão a cerca do descarte correto dos resíduos, bem como as diferentes maneiras de reutiliza-los. O foco foi principalmente ao descarte dos resíduos orgânicos como o resto de alimentos que acabam sendo muito desperdiçados após as refeições e também durante as feiras ao final do dia.
Durante a palestra houve uma participação dos alunos que contribuíram com exemplos comuns do dia-a-dia sobre a reutilização de resíduos, mostram-se também curiosos em relação à construção da vermicomposteira salientando que gostariam muito de fazer uma com o resto de alimentos que sobram das suas refeições. Abaixo são mostradas algumas imagens da palestra.

















Fig.1 Palestra com o 6º ano durante a semana do Meio Ambiente da escola.

















Fig.2 Processo da construção de uma compostagem mostrado durante a palestra.


Impactos Ambientais

Por Bryana D Avila

A Educação ambiental é uma necessidade a ser trabalhada nas escolas. Atualmente é lei educar ambientalmente os alunos, para formar cidadãos conscientes. O impacto ambiental é uma alteração no ambiente que pode por em risco a saúde humana e o Meio Ambiente. As ações antrópicas, a insustentabilidade, a falta de planejamento ambiental são os fatores principais que degradam o ambiente.
Com o auxilio de um Slide ilustrativo foi ministrada uma palestra com o 8º ano e 8ª série, o tema era Meio Ambiente em homenagem a semana do Meio Ambiente. Primeiramente foi esclarecido o conceito de Meio Ambiente, foi abordado os diferentes tipos de ambiente existentes. Foram mostradas imagens de animais silvestres nativos do Rio Grande do Sul e que permeiam as redondezas da cidade de São Gabriel. Ouve uma discussão sobre as histórias das pessoas com maior idade, como os avós, tios, parentes que contavam histórias de que viam esses animais no interior. Hoje não se vê mais esses animais com a mesma frequência de antigamente, pelo motivo de que muitos animais foram extintos da região ou não temos muitas áreas verdes onde os animais silvestres habitam.
Foram relacionados alguns impactos ambientais com algumas ações antrópicas, conversou-se sobre sustentabilidade e insustentabilidade, Equilíbrio Ecológico, Planejamento Ambiental de uma forma breve, desigualdade social, qualidade de vida. Por fim, foi proposta uma saída de campo onde os alunos levantariam os impactos ambientais percebidos e os registrariam de alguma forma para posteriormente colocar os resultados alcançados na forma de documentário sobre a Sanga da Rivera.
Os alunos interagiram quanto questionávamos alguma coisa, porém não perguntaram sobre o tema. Acredito que para se ter um resultado significativo esse tema deve ser trabalhado de forma constante na escola.


A água
Por Fernanda Rosa

No dia 06 de Junho foi realizada uma palestra que buscou incentivar a conscientização sobre o uso da água, para celebrar a Semana do Meio Ambiente na Escola Carlota Vieira da Cunha, pelas bolsistas do PIBID/Biologia. A palestra teve como foco principal entender melhor a importância da água para os seres vivos e o que fazer para preservar esse bem tão precioso. Participaram da palestra, alunos do 6º, 7º e 8º do turno da tarde.
A contextualização do tema foi realizada através de temas atuais como a crise do Sistema Cantareira e a preservação do Rio Vacacaí. A palestra foi composta em três momentos, o primeiro trata do reconhecimento da importância da água para a manutenção da vida na Terra. O segundo abordou eventos que exemplificam o que acontece quando não preservamos os nossos recursos hídricos e o terceiro tratou de dicas para tornar o uso da água mais consciente. Confira alguma delas a seguir:

Não perca tempo no chuveiro:
15 minutos é tempo suficiente para você ficar limpinho e cheiroso.


Feche a torneira ao escovar os dentes


Não utilize mangueiras para lavar calçadas
Se possível aproveite a água da máquina de lavar. Aproveitar a água da chuva também é uma boa dica.



 Regue as plantas com regador.
Aproveite para por sua criatividade em prática, reutilizando embalagens usadas que você possui em casa.


Cuide do seu lixo
Utilize sempre LIXEIRAS, jamais jogue lixo no chão.



Passe essas ideias adiante!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário