PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 19 de julho de 2014

Conhecendo nosso Sistema Solar

Aula Sistema Solar
Por: Bryana D Avila.

O conhecimento do universo faz parte do estudo das Ciências Biológicas. Com o entendimento do universo podemos entender a rotação da terra, possibilidade de existir vida na terra e a influencia dos corpos celestes para o planeta terra. Assim, foi feita uma aula expositiva dialogada com os alunos de 6º ano, escola Carlota Vieira da Cunha localizada na Cidade de São Gabriel, onde foram dadas explicações e os alunos juntamente com o professor, levantariam perguntas e discussões. Usamos slide e três vídeos ilustrativos onde mostrava a Teoria do Big Bang. Queríamos fazer maquetes com os alunos sobre o Sistema Solar, porém não conseguimos realizar a prática por vários fatores que interferiam para o bom funcionamento da realização da prática.
Primeiramente foi instigada a curiosidade dos alunos em relação ao entendimento do universo. Foram mostradas várias imagens do nosso sistema, como a imagem de uma galáxia (semelhante á via láctea), do telescópio Hubble. Explosão solar, e também imagens mostrando as cores características dos planetas. A intenção foi mostrar as características do Sistema Solar e seus componentes, reconhecer os corpos celestes desenvolver a criticidade e a capacidade de questionamentos; entender a teoria do surgimento do universo.

Esperávamos que os alunos interagissem e perguntassem mais sobre o tema, eles não acabaram interagindo muito. Já havíamos ministrado essa aula para turmas de outra escola, e eles nos perguntaram muito e interagiram conosco.

 Imagem 1: Consiste numa foto registrada pelo telescópio Hubble, onde foi exposta para os alunos na forma de slide e discutido sobre a foto posteriormente.



 Imagem 2: Retrata um Buraco Negro do Universo, o conceito sobre Buraco Negro foi discutido em aula com os alunos.

Imagem 3: Alunas Bolsistas ID do Subprojeto Ciências Biológicas da Escola Carlota Vieira da Cunha, Bryana e Kaenara ministrando a aula de Sistema Solar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário