PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 19 de julho de 2014

Misturas do dia a dia

Aula de Soluções
Por: Bryana D Avila
Todos os componentes químicos existentes podem formar uma solução. A água que bebemos, os refrigerantes, os combustíveis, produtos de limpeza, a massa de um bolo são exemplos de soluções. Uma solução é composta por soluto e solvente. O solvente dissolve o soluto, a solubilidade das soluções é uma característica importante a ser estudada. De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções: saturada, insaturada, supersaturada. Podemos estabelecer diferentes relações entre a quantidade de soluto, de solvente e de solução. As relações dos componentes de uma solução são denominadas de Concentrações. O café muito doce, por exemplo, o soluto (açucar) esta mais concentrado em relação ao solvente.
Uma aula sobre Soluções e separação de misturas foi ministrada na escola Carlota Vieira da Cunha para a turma de Oitava série do ensino Fundamental. Primeiramente foram explanados conceitos de Soluções e suas partes, relacionando a exemplos do cotidiano do aluno como a diluição do açúcar na água, a concentração do café doce, fraco e/ou forte. Foi comentado sobre o solvente universal, á água e suas características de interagir com as moléculas afins, caracterizando como um bom solvente. Exemplificou-se e caracterizou-se mistura homogênea de mistura heterogênea utilizando-se respectivamente o solvente (água) e soluto e o café com açúcar.
Foram explicadas as formas utilizadas para separação de misturas. Comentou-se os conceitos relacionando a exemplos de cada um dos métodos. Por fim, colocou-se a teoria em prática. Para ser feita uma aula prática foram utilizados Beckers, provetas, gasolina, álcool, querosene, papel crepom colorido, água, areia, açúcar para a realização. Uma tore de líquidos com densidades diferentes foi feito com os alunos. Após testou-se as diluições dos líquidos utilizados para a prática, os alunos fizeram várias experiências com as substancias ali presentes. Os alunos interagiram bastante e gostaram muito de testar as características das soluções.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário