Extração de DNA
Todos sabemos que aulas
práticas são uma ótima ferramenta metodológica para ajudar no processo de
ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno “colocando a mão na massa” e
observando os resultados torna o conhecimento real e significativo, provocando a elaboração e construção pessoal do
conceito, a fim de que seja utilizado para interpretação e para a construção de
outras ideias.
Por
estes motivos que atendendo ao pedido da professora do 1º ano do ensino médio
da escola João Pedro Nunes, realizamos a aula prática para extrair o DNA da
banana, possibilitando assim que os alunos vissem a molécula de DNA a olho nu. A
atividade envolveu 33 alunos que fizeram passo a passo a experiência.
Bolsista explicando como se daria a atividade. |
Aluna mostra o resultado da experiência realizada. |
Alunos realizaram atividade prática na sala de aula. |
Os educandos participaram ativamente da experiência. |
Com os protocolos em mãos os estudantes seguiram as instruções e realizaram a atividade. |
Durante a atividade os educandos receberam explicações das bolsistas sobre a estrutura da célula animais e vegetal. |
Os educandos também receberam auxilio das bolsistas durante a atividade. |
Os educandos mostram contentes o resultado da atividade. |
Após a experiência pode-se observar a molécula de DNA a olho nu. |
Após a experiência,os educandos responderam a um questionário elaborado pelas bolsistas. |
Abaixo está o protocolo utilizado na atividade.
Extração
do DNA da Banana
Introdução
A história de cada um de nós começa com a fusão de
dois gametas, o óvulo materno e o espermatozóide paterno, que irão reunir em
uma nova célula suas informações genéticas, criando um indivíduo com
características próprias. No núcleo desta primeira célula, está o DNA,
o ácido desoxirribonucleico. Esta molécula, que herdamos de nossos pais, é
tão grande que se encontra enrolada e compactada no interior do núcleo, na
forma denominadacromossomo. Nossa espécie possui 23 pares de cromossomos.
Nos cromossomos está gravada a
nossa identidade, que pode ser lida através das sequências de bases do
DNA, como um código, o código genético.Quando a primeira célula iniciar
seu processo de divisão celular, a informação contida no código genético,
herdada de cada um nossos pais, será transmitida para todas as novas células
formadas. Isto significa que o DNA existente no núcleo de cada uma
dessas novas células é sempre igual.
Procedimento
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Materiais
|
Análise
·
O
detergente ajuda a dissolver a bi-camada lipídica que compõe a membrana
plasmática e as membranas das organelas.
·
O
sal ajuda a manter as proteínas dissolvidas no líquido extraído, impedindo que
elas precipitem com o DNA.
·
O
DNA não é solúvel em etanol (álcooletílico). Quando as moléculas são solúveis
em um dado solvente, elas se dispersam neste solvente e não são, portanto,
visíveis. Por outro lado, quando as moléculas são insolúveis em um dado
solvente, elas se agrupam, tornando-se visíveis.
·
Quanto
mais gelado estiver o álcool,menos solúvel o DNA vai estar. Por isso é tão
importante que o etanol seja mantido gelado até a hora do experimento. Assim, o
DNA surge à superfície da solução aquosa, com aspecto viscoso e pode ser
enrolado e retirado da solução com o bastão de vidro.
Durante e após a prática foi possível perceber
através de comentários e perguntas a respeito do conteúdo que esta atividade
foi significativa para os educandos, uma vez que auxiliou no entendimento sobre
o conteúdo.
Por: Lucieli Marques
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