PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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quarta-feira, 30 de julho de 2014

Práticas de Biologia

  Extração de DNA

                        
   Todos sabemos que aulas práticas são uma ótima ferramenta metodológica para ajudar no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno “colocando a mão na massa” e observando os resultados  torna o  conhecimento real e significativo, provocando a elaboração e construção pessoal do conceito, a fim de que seja utilizado para interpretação e para a construção de outras ideias.

   Por estes motivos que atendendo ao pedido da professora do 1º ano do ensino médio da escola João Pedro Nunes, realizamos a aula prática para extrair o DNA da banana, possibilitando assim que os alunos vissem a molécula de DNA a olho nu. A atividade envolveu 33 alunos que fizeram passo a passo a experiência. 

Bolsista explicando como se daria a atividade.

Aluna mostra o resultado da experiência realizada.


Alunos realizaram atividade prática na sala de aula.


Os educandos participaram ativamente da experiência.
Com os protocolos em mãos os estudantes seguiram as instruções e realizaram a atividade.

Durante a atividade os educandos receberam explicações das bolsistas sobre a estrutura da  célula animais e vegetal.

Os educandos também receberam auxilio das bolsistas durante a atividade.


Os educandos mostram contentes o resultado da atividade.

Após a experiência pode-se observar a molécula de DNA a olho nu.
Após a experiência,os educandos responderam a um questionário elaborado pelas bolsistas.

Abaixo está o protocolo utilizado na atividade.



Extração do DNA da Banana

Introdução

   A história de cada um de nós começa com a fusão de dois gametas, o óvulo materno e o espermatozóide paterno, que irão reunir em uma nova célula suas informações genéticas, criando um indivíduo com características próprias. No núcleo desta primeira célula, está o DNA, o ácido desoxirribonucleico. Esta molécula, que herdamos de nossos pais, é tão grande que se encontra enrolada e compactada no interior do núcleo, na forma denominadacromossomo. Nossa espécie possui 23 pares de cromossomos.

   Nos cromossomos está gravada a nossa identidade, que pode ser lida através das sequências de bases do DNA, como um código, o código genético.Quando a primeira célula iniciar seu processo de divisão celular, a informação contida no código genético, herdada de cada um nossos pais, será transmitida para todas as novas células formadas. Isto significa que o DNA existente  no núcleo de cada uma dessas novas células é sempre igual.

Procedimento
  •  Corte a banana em 3 ou 4 pedaços, coloque 1 pedaço da fruta e um pouco de água dentro do saco plástico , feche o saco e  amasse bem a banana. 
  • Em um recipiente adicione uma colher de chá de detergente, uma colher de chá de sal, mecha e misture com a banana amassada. 
  • Passe a mistura pelo coador com filtro de papel para dentro de um copo ou outro recipiente transparente
  •  Em outro recipiente coloque álcool e despeje a mistura filtrada. 
  • Você verá se formar uma “nuvem branca” na solução. Aí está o DNA.
  • Puxe o DNA como um palito.

Materiais
  • 1 saco plástico.
  • ¼ de banana 
  •  Detergente
  •  Sal
  •  1 filtro de papel
  •  Álcool etílico
  •  Bastão de vidro ou palito de madeira
  •  Béquer ou vidro transparente

Análise



·         O detergente ajuda a dissolver a bi-camada lipídica que compõe a membrana plasmática e as membranas das organelas.



·         O sal ajuda a manter as proteínas dissolvidas no líquido extraído, impedindo que elas precipitem com o DNA.
 

·         O DNA não é solúvel em etanol (álcooletílico). Quando as moléculas são solúveis em um dado solvente, elas se dispersam neste solvente e não são, portanto, visíveis. Por outro lado, quando as moléculas são insolúveis em um dado solvente, elas se agrupam, tornando-se visíveis.


·         Quanto mais gelado estiver o álcool,menos solúvel o DNA vai estar. Por isso é tão importante que o etanol seja mantido gelado até a hora do experimento. Assim, o DNA surge à superfície da solução aquosa, com aspecto viscoso e pode ser enrolado e retirado da solução com o bastão de vidro.


Durante e após a prática foi possível perceber através de comentários e perguntas a respeito do conteúdo que esta atividade foi significativa para os educandos, uma vez que auxiliou no entendimento sobre o conteúdo. 

Por: Lucieli Marques

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