PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Gravidez da Adolescência – Dinâmica de Júri Simulado: aborto.

Por Alice Lemos e Mireli Fiorenza

   No dia 03 de novembro de 2016, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, ocorreu a última intervenção sobre a temática Gravidez na Adolescência.
  Durante as intervenções realizadas anteriormente, os alunos mostraram-se sempre muito participativos e com opiniões formadas sobre os assuntos tratados, e como o aborto é um assunto que gera muitas opiniões divergentes, os discentes propuseram que tratássemos o assunto mais profundamente.
            Levando em consideração o interesse dos estudantes é que foi proposto que fizéssemos um debate, em forma de júri simulado, para discutirmos o assunto. Para que houvesse um maior embasamento teórico, foram levados dois vídeos, um tratando de todo processo da gravidez, semana a semana e o outro falando sobre o aborto e suas problemáticas.

   A dinâmica fui muito produtiva e gerou um trabalho com fortes argumentos, demonstrando a importância de se trazer para sala de aula esse tipo de abordagem. 

Figura 1 - Educandos assistindo ao vídeo sobre o aborto.

Figura 2 - Grupo 1 defendendo seus argumentos.

Figura 3 - Grupo 2 apontando seus argumentos para o júri.

Gravidez na Adolescência parte IV – Roda de Conversa
Por Alice Lemos e Mireli Fiorenza

No dia 03 de Novembro de 2016, ocorreu na E.E.E.M. João Pedro Nunes, mais uma etapa das atividades referentes ao tema Gravidez na Adolescência.
Durante todas as atividades acerca deste tema, os alunos poderiam elaborar perguntas ou tópicos dos quais tinham dúvidas e que gostariam que fossem esclarecidas. Seus questionamentos eram depositados de forma anônima em uma caixa, para que não houvesse constrangimentos.

Neste dia, houve a abertura da caixa e as perguntas e temas trazidos pelos estudantes, foram colocados em uma roda de conversa onde as bolsistas-ID puderam sanar suas dúvidas e proporcionar um momento de conversa informal com os alunos. 


Figura 1 - Alunos elaborando perguntas para depositar na caixa.

Figura 2 - Abertura da caixa contendo as perguntas dos alunos.

Figura 3 - Bolsista-ID lendo as perguntas depositadas na caixa. 

Gravidez na Adolescência parte III – Deveres dos Pais, direitos da criança

Por Alice Lemos e Mireli Fiorenza

No dia 27 de outubro de 2016, foi realizado na E.E.E.M. João Pedro Nunes, a terceira atividade referente ao tema Gravidez na Adolescência com o 9º ano, turma 9ºD. Nesta atividade, as bolsistas-ID expuseram o que é abordado nas leis referentes ao assunto, quais as necessidades básicas que um indivíduo necessita para sobreviver e o que diz no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Esta atividade foi desenvolvida através de apresentações de slides e roda de discussão, e os alunos demonstraram já ter conhecimento prévio e se interessaram pelo assunto. 
Figura 1 - Bolsista-ID explicando acerca do tema

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

8º SIEPE: “Jogos didáticos para o ensino de zoologia no ensino fundamental: um relato de experiência”

Por Caroline Resena


            Ocorreu na tarde do dia 22 de novembro de 2016, durante o 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizado em Uruguaiana/RS, a apresentação do trabalho “Jogos didáticos para o ensino de zoologia no Ensino Fundamental: um relato de experiência”.  A apresentação foi realizada pela bolsista Caroline Resena Gonçalves, autora principal do trabalho, na modalidade oral, e tratou sobre intervenções realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha.
Figura 1. Bolsista apresentando o trabalho.

8º SIEPE- “O DESPERTAR COM QUALIDADE: IMPORTÂNCIA DO SONO”

Por: Viviane Wallau


Entre os dias 22 e 24 de novembro, ocorreu o 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que foi sediado no campus da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) na cidade de Uruguaiana- RS. Durante a manhã do dia 23 de novembro, foi realizada a apresentação do trabalho “O Despertar com Qualidade: Importância do Sono”, desenvolvido pela Bolsista-ID do PIBID, subprojeto Biologia, da cidade de São Gabriel, sendo apresentado na modalidade pôster. O devido trabalho foi desenvolvido através de intervenções realizadas na E.E.E.M. João Pedro Nunes, nas quais foram proporcionadas aulas seguidas de aplicações de questionários, com os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio. O intuito do trabalho e das aulas realizadas foi enfatizar a importância que o sono apresenta para uma vida saudável, atuando tanto no bem-estar como na manutenção da saúde física e mental, também orientar os alunos para uma rotina mais adequada de sono. Através dos questionários pode-se analisar o nível da qualidade do sono dos estudantes, e também de conhecimento sobre o assunto. Foi possível desenvolver um bom trabalho e concluí-lo com uma boa apresentação.

Fig. 1 e 2- Bolsista ID durante a apresentação do trabalho pôster.

puberdade

  Puberdade

Jessica Queretti
Nos dias 27 de outubro e 10 de novembro, foram realizados dois encontros com as turmas 61, 62 e 63, 6° anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, sobre puberdade, em relação ao tema escolhido por uma disciplina de licenciatura. Essas três turmas foram escolhidas por possuírem maior quantidade de estudantes passando pela puberdade.
No primeiro encontro da atividade as turmas foram levadas separadamente para a sala de leitura/ laboratório, onde foram passados alguns slides explicando o que era puberdade, quais os sintomas, porque ocorria cada sintoma, como o nosso corpo mudava, entre outros (Figura 1).
Em seguida foram passados alguns slides com o tema da gravidez na adolescência, como forma de informar as dificuldades de se manter uma gravidez e os cuidados de uma criança, ligando ao fato da puberdade ser uma fase de hormônios, muitas vezes acabam ocorrendo “problemas” como a gravidez indesejada.
Para finalizar foi passado o vídeo “turbulentos anos da adolescência”, que explicava a puberdade e mostrava as mudanças ocorridas tanto nos meninos como nas meninas (Figura 2).
Ao final da atividade foi passada uma caixa para que os alunos pudessem colocar, anonimamente, suas dúvidas sobre o tema, que serão respondidas no próximo encontro com as turmas.
No segundo encontro, repetiu-se o processo de levar sala por sala para o laboratório/sala de leitura, onde foi passada uma apresentação de slides contendo todas as perguntas feitas pelos alunos e as respostas para essas (Figura 3).
As atividades foram bem significativas, visto que os alunos prestaram bastante atenção e participaram, respondendo perguntas realizadas durante a apresentação, demonstrando interesse e concentração durante as informações, realizando perguntas e mostrando curiosidades e dúvidas.

Figura 1: Alunos visualizando a apresentação em slides.
 
Figura 2: Alunos visualizando o vídeo “turbulentos anos da adolescência”.


 
Figura 3: Bolsista-ID explicando uma pergunta.
 

Mural de Novembro

Por: Viviane Wallau e Carine Santos

Foi confeccionado durante o mês de novembro/2016, o mural da E.E.E.M João Pedro Nunes. Com o intuito de abordar algumas das datas comemorativas e importantes que ocorrem durante esse mês. No mural foram destacadas datas como: O Dia do Diretor de Escola, comemorado dia 12 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes que é 14 de novembro. Já no dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Também foi mencionado no mural o dia 25 de novembro, que é a data dedicada aos  Doadores de Sangue. Como forma de apoio a campanha “Novembro Azul”, também dedicou-se espaço a esse assunto muito importante, no mural da escola.

“Não é Legal Rotular”


Por: Viviane Wallau e Carine Alves

Realizou-se durante a manhã do dia 11 de novembro de 2016, uma atividade denominada “Não é Legal Rotular”. A atividade foi desenvolvida na E.E.E.M João Pedro Nunes, com a turma 201, do 2º ano do ensino médio da escola, turno da manhã. O objetivo da dinâmica foi trabalhar o preconceito, exclusão social (atitudes entre os indivíduos baseada em determinada condição ou aspecto destes) com o intuito de reforçar o entendimento dos alunos de como é ser rotulado pela sociedade e ser julgado por isso. Em um primeiro momento da aula, foi explicado aos estudantes como iria ocorrer a dinâmica, para que, posteriormente, pudesse iniciar a atividade. A dinâmica ocorreu da seguinte maneira: os alunos receberam etiquetas/rótulos, que foram coladas com auxílio de fita dupla face na testa de cada um, sendo que nenhum pôde ver o que estava escrito em sua testa, nem falar o que está escrito na testa dos outros. Após estarem devidamente “rotulados”, foi pedido aos alunos que interagissem com os demais colegas baseado no que estava escrito na testa destes, tratando-os de acordo com seus rótulos. Depois do momento de interação entre os estudantes, desenvolveu-se um momento de diálogo e reflexão, onde eles foram questionados se haviam descoberto o que estava escrito em sua etiqueta, como haviam se sentido durante a atividade, se a reação dos colegas poderia retratar o cotidiano de algumas pessoas. Na sequência, os alunos assistiram a um vídeo sobre o assunto, para que pudessem refletir sobre as atitudes cotidianas e o quanto julgamos uns aos outros precocemente, mesmo sem intenção.
 Fig. 1- Estudantes durante a explicação da dinâmica.

Fig. 2- Estudantes após receberem os rótulos.



  Fig. 3 a 5- Alunos interagindo durante a dinâmica.





domingo, 27 de novembro de 2016

8º SIEPE: “Conscientizando sobre a preservação dos animais: uma vivência com o ensino médio”

Por Cassiano Rodrigues

            Ocorreu na tarde do dia 22 de novembro de 2016, durante o 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizado em Uruguaiana/RS, a apresentação do trabalho “Conscientizando sobre a preservação dos animais: uma vivência com o ensino médio”.  A apresentação foi realizada pelo bolsista Cassiano Rodrigues, autor principal do trabalho, na modalidade oral, e tratou sobre intervenções realizadas na E. E. E. M. João Pedro Nunes.
Figura 1. Bolsista apresentando o trabalho.


8º SIEPE - Apresentação do trabalho “Adote uma alface: despertando a curiosidade do plantar”

Apresentação do trabalho “Adote uma alface: despertando a curiosidade do plantar”, no 8º SIEPE

Por Mireli Fiorenza

Durante os dias 22, 23 e 24 de novembro de 2016, ocorreu o 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), no município de Uruguaiana, RS, onde os bolsistas do PIBID puderam apresentar seus trabalhos realizados durante o ano letivo.
O trabalho apresentado pela bolsista intitula-se “Adote uma alface: despertando a curiosidade do plantar”, o qual fez parte de uma intervenção realizada com o 9º ano, turma 9ºA, da E.E.E.M. João Pedro Nunes, onde os alunos tinham por tarefa realizar o plantio de uma muda de alface e levar para cultivar em suas casas.

              O trabalho foi muito elogiado pelos avaliadores do evento, servindo como incentivo para novas atividades do mesmo gênero. 


Figura 1 - Bolsista apresentando seu trabalho

Figura 2 - Bolsista explanando sobre a metodologia do trabalho

Precisamos falar sobre puberdade!

Por: Caroline Perceval Paz
No dia 3 de novembro de 2016, realizou-se uma intervenção com as meninas das 3 turmas do 6º ano vespertino (61, 62 e 63) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
A intervenção tinha como tema puberdade feminina. Visando que a puberdade é um tema de muita importância para os alunos no entendimento do seu corpo, e que muitas vezes é um assunto repreendido em casa, com pouca conversa e discussão, houve a necessidade de levar esse tema para a sala de aula.
A intervenção uniu as meninas das três turmas no laboratório de ciências (Figuras 1 e 2), e por estarem na ausência dos meninos, sentiram-se extremamente a vontade para fazer perguntas durante toda a atividade, e assim a intervenção teve grande participação das alunas.
A atividade foi de grande proveito, pois as estudantes afirmaram gostar muito da oportunidade de esclarecer muitas dúvidas e desmistificou várias informações errôneas. O clima de descontração e conversa informal contribui com a participação das meninas, que diziam sentir vergonha ao falar do assunto em outras ocasiões.



Figura 1: Bolsista-ID realizando a explanação teórica.



Figura 2: Alunas das três turmas dos 6º anos assistindo a explicação teórica.

8° Siepe: Estudos de processos físicos presentes no cotidiano através de experimentos

Fabiana Moraes de Oliveira

            Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Campus da Unipampa, situado na cidade de Uruguaiana, ocorreu o 8º salão internacional de ensino, pesquisa e extensão. Esse é um evento que mobiliza diversos trabalhos de acadêmicos pertencentes aos campi da Universidade Federal do Pampa, assim como de acadêmicos representantes de outras universidades da região sul. 
        Dentre os trabalhos na área de ensino e representado o subprojeto Biologia, foi apresentado na modalidade pôster, o projeto “Estudos de processos físicos presentes no cotidiano através de experimentos”, no qual é desenvolvido no subprojeto PIBID Biologia, no Campus Unipampa, da cidade de São Gabriel.
      A participação no evento proporcionou uma experiência significativa, pois nos proporcionou a oportunidade de expressar novas ideias e todo conhecimento que ganhamos ao pôr em prática um projeto, seja ele na área de ensino, pesquisa ou extensão.


Fig.01: Bolsista Fabiana durante apresentação em pôster

Metodologias Científicas e Alternativas para Cultura de Tecidos Vegetais com Aplicabilidade Interdisciplinar

Metodologias Científicas e Alternativas para Cultura de Tecidos Vegetais com Aplicabilidade Interdisciplinar

Por: Alice Lemos Costa

No dia 22 de Novembro de 2016, ocorreu no 8° SIEPE, a apresentação do trabalho realizado na E.E.E.M João Pedro Nunes, em conjunto com a Unipampa Campus São Gabriel – RS, que tratava da aplicação de técnicas para cultivo vegetal in vitro.  Na oportunidade de ampliar o conhecimento adquirido no curso ofertado pela Unipampa, bolsistas do PIBID efetuaram, com os alunos da escola a atividade, que ocorreu no mês de agosto de 2016, abrangendo alunos do ensino médio que faziam parte do Clube de Ciências ECOPOLI.
O intuito do trabalho realizado foi desenvolver de forma simplificada, com baixo custo financeiro, a iniciação científica dos discentes. Assim como desenvolver de forma interdisciplinar os tópicos necessários para aplicação desta atividade.


  Figura 01: Trabalhos realizados pelos alunos.


 Figura 02: Resultado do trabalho com cultura vegetal in vitro.


           Figura 03: Bolsista ID efetuando a apresentação, na modalidade oral, no 8° SIEPE.

sábado, 26 de novembro de 2016

                                                                             Autor: Talia Dotto
Documentário: Meninas gravidez na adolescência

No dia 23 de novembro, foi transmitido para os alunos do oitavo ano um documentário, sua exibição trouxe  discussão sobre o início precoce da maternidade, ocasionando uma interrupção da vida escolar e social de adolescentes. Onde os alunos viram situações reais de mães adolescentes e suas reais dificuldades.

A adolescência é um período de muitas descobertas e transformações. O corpo e cabeça estão mudando, e essas mudanças resultam numa nova forma de ver o mundo. É o momento de buscar sua identidade, sua personalidade. 

Figura 1: Pibidiana Talia e os alunos do oitavo ano da Escola Carlota Vieira da Cunha.

Figura 2: Pibidiana e os alunos assistindo o documentário.

Notícia: Feira de Ciências                         Autor: Talia Dotto

Sabendo da importância de ter um evento cultural, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha, no dia 11 de novembro de 2016, realizou uma Feira de Ciências, que teve como intuito proporcionar um dia de aprendizagem para toda comunidade escolar.  É um evento importantíssimo para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas científicos, atuais ou não. Esse aprendizado dialógico no processo de ensino e aprendizagem é fundamental tanto para o professor quanto para o aluno.
Feiras organizadas dentro de escolas são importantes, pois este tipo de evento faz com que haja união de todos em prol do mesmo objetivo.

Feira de Ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar.

Figura 1: Cartaz referente à Feira de Ciências da escola.

                              Figura 2: Avaliadores avaliando os projetos dos alunos.


                         Figura 3: Alunos com seu projeto da feira de ciências, sobre o sistema solar.


                        Figura 4: Pibidianos avaliando os trabalhos da Feira de Ciências.

A História de um Fóssil

                               Por Joseane Salau Ferraz
Foi realizada, no dia 23 de novembro de 2016, na escola E.E.E.M. João Pedro Nunes, uma intervenção com a turma do 5º ano do ensino fundamental do turno da manhã. O objetivo da atividade era proporcionar aos alunos conhecimento sobre o processo de fossilização relacionado à atividade com as disciplinas de ciências e geografia.
O processo de fossilização é extremamente lento e complexo, chegando a durar milhares de anos, se trata de um mecanismo raro, devido as suas condições de conservação de fatores exógenos, como o soterramento rápido após a morte e a ausência de decomposição pela atividade das bactérias.
Através de recursos visuais, foram abordados conceitos sobre erosão, sedimentação, paleogeografia e fossilização. Para a elaboração da atividade prática foi adaptado do livro “Paleontologia na sala de aula”, organizado, por Maria Bento Soares, uma atividade que consistia em relacionar figuras e textos desde a morte de um organismo e sucessivos eventos, até que ele se transforme fóssil. Durante a atividade os alunos sede mostraram empolgados o que deixou os bolsistas-ID contentes.
Figura 1: Bolsista-ID explicando a complexidade do processo de fossilização.

Figura 2: Alunos do 5º ano atentos a explicação teórica.
Figura 3: Elaboração da atividade prática.

Trilha das gimnospermas e angiospermas

Por Caroline Resena
No dia 21 de novembro, foi realizado o jogo “Trilha das gimnospermas e angiospermas” com os alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha. O jogo teve como objetivo auxiliar os alunos a compreenderem o conteúdo de botânica abordado em sala de aula de maneira lúdica.
            O jogo deu-se início a partir de um resgate sobre o conhecimento prévio do aluno. Ao decorrer da atividade os alunos demonstraram-se participativos, interessados e empolgados com o jogo. Ao término do jogo foi realizado um momento para debates e reflexões sobre a atividade proposta. 
Figura 1.  Trilha das Gimnospermas e Angiospermas

Figura 2.  Alunos jogando a trilha

Figura 3.  Bolsista desenvolvendo o jogo.

Batalha naval das briófitas e pteridófitas

Por Caroline Resena
No dia 21 de novembro, foi realizada a “Batalha naval das briófitas e pteridófitas” com os alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha.  O jogo teve como objetivo auxiliar os alunos a compreenderem o conteúdo de botânica abordado em sala de aula de maneira lúdica.
            O jogo deu-se início a partir de um resgate sobre o conhecimento prévio do aluno. Ao decorrer da atividade os alunos demonstraram-se participativos, interessados e empolgados com o jogo. 

            Ao término do jogo foi realizado um momento para debates e reflexões sobre a atividade proposta. 
Figura 1.  Jogo "Batalha naval".
Figure 2. Bolsista ID desenvolvendo o jogo.


Figura 2. Alunos divididos em grupos para

 realizarem o jogo.

Bingo das aves e mamíferos

Por Caroline Resena

No dia 13 de setembro, foi desenvolvido mais um jogo, o “bingo das aves e mamíferos” com os alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha.  O jogo teve como objetivo auxiliar os alunos a compreenderem o conteúdo de zoologia abordado em sala de aula de maneira lúdica. Através do projeto de jogos lúdicos para o ensino de zoologia foi desenvolvido o bingo das aves e mamíferos. 
Imagem 1.  Grupo de alunos completando sua cartela de bingo.

Imagem 3. Grupo de alunas realizando pesquisa no material
 de apoio para completar a tabela do bingo.

Imagem 4. Grupo de alunos trabalhando em equipe para responderem
 as questões do jogo.


Imagem 4.  Bolsista ID Caroline Resena desenvolvendo o jogo.

Forca dos Vertebrados

Por Caroline Resena
No dia 25  de agosto, foi realizado o bingo dos vertebrados com os alunos do 7º da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha.  O jogo teve como objetivo auxiliar os alunos a compreenderem o conteúdo de zoologia abordado em sala de aula de maneira lúdica. Através do projeto de jogos lúdicos para o ensino de zoologia foi desenvolvido o bingo dos vertebrados que aborda os subfilos dos peixes, anfíbios e répteis.
            O jogo deu-se início a partir de um resgate sobre o conhecimento prévio do aluno. Ao decorrer da atividade os alunos demonstraram-se participativos, interessados e empolgados com o jogo. 

            Ao término do jogo foi realizado um momento para debates e reflexões sobre a atividade proposta. 
Imagem 1: Bolsista ID Caroline Resena realizando  a introdução e regras
 do jogo.

Imagem 2. Grupo B participando do jogo.