PRATICANDO
CROMATOGRAFIA COM AMIDO DE MILHO
Por: Nataly Duarte
Realizou-se no dia 21 de Outubro de
2016, uma atividade com a turma 63 do 6° ano da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Presidente João Goulart, do turno da tarde.
O objetivo desta atividade foi
apresentar-lhes os diferentes pigmentos encontrados nas plantas, entre eles foi
citado a clorofila A, a clorofila B, o caroteno, a xantofila e a antocianina.
A turma foi ao laboratório da escola, onde foi dividida em 2 grupos, o grupo 1 ficou com folhas de espinafre (Figuras 1 e 2) e o grupo 2 ficou com folhas de manto-de-viúva (Tradescantia sp), (Figuras 3 e 4). A seguir, foi-lhes ensinado a técnica de cromatografia com amido de milho, para isto, utilizou-se: Becker, 1 tubo de ensaio para cada grupo, as amostras, água, amido de milho e pistilo de porcelana para macerar as folhas.
A turma foi ao laboratório da escola, onde foi dividida em 2 grupos, o grupo 1 ficou com folhas de espinafre (Figuras 1 e 2) e o grupo 2 ficou com folhas de manto-de-viúva (Tradescantia sp), (Figuras 3 e 4). A seguir, foi-lhes ensinado a técnica de cromatografia com amido de milho, para isto, utilizou-se: Becker, 1 tubo de ensaio para cada grupo, as amostras, água, amido de milho e pistilo de porcelana para macerar as folhas.
Como forma de avaliação foi pedido que
os alunos escrevessem que cor eles observaram após os resultados no amido
(Figura 5), e, ao lado da cor, que escrevessem seus respectivos pigmentos.
Fig.1: Grupo 1
preparando o material para a atividade.
Fig. 2: Grupo 1
realizando a atividade com folhas de espinafre.
Fig.
3: Grupo 2 mascerando as folhas de manto-de-viúva.
Fig.
4: Grupo 2 realizando a atividade.
Fig.
5: Resultado da cromatografia em amido de milho dos grupos 1 e 2.
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