Por: Viviane Wallau
Realizaram-se
nos dias 14 e 31 de outubro de 2016, duas intervenções denominadas “Vivendo com
HIV/AIDS”. As atividades foram desenvolvidas com as turmas do 3º ano da E.E.E.M
João Pedro Nunes, sendo estas do turno da manhã. Sendo essas atividades
referentes ao projeto Sexualidade em Questão. Em um primeiro encontro, foi
ministrada uma aula expositivo-dialogada, na qual ocorreu uma introdução
abordando diversos aspectos sobre o assunto. Nesta aula as dúvidas foram
sanadas, apresentou-se curiosidades e discutiu-se bastante sobre o tema. No
segundo momento, como já havia ocorrido uma abordagem sobre o assunto, a ideia era
que os estudantes refletissem por intermédio de uma dinâmica sobre como portadores
do vírus ou da doença sofrem das mais diversas maneiras, tanto com pressões
sociais, dificuldade no meio econômico e afetivo.
Durante
a dinâmica, cada um dos estudantes receberam 4 fichas, na qual deveriam
escrever individualmente, em cada uma das fichas, o nome de uma parte importante do corpo, da
pessoa mais importante da vida deles. Além disso, deveriam escrever um
sentimento que considerassem importante, e por último, o do bem material mais
importante que eles possuem. Após essa etapa foi proposto que os alunos
escolhessem uma ficha para descartar, e discutido o valor que essa ficha
apresentava. Dessa forma, os alunos aos poucos teriam que ir se desfazendo dos
seus valores, que consideravam mais importante para eles, simulando assim como
é a situação vivenciada por muitos portadores do vírus, que ao descobrirem
também perdem seus valores mais importantes aos poucos.
Fig. 1- Bolsista-ID
realizando a explanação.
Fig. 2 – Bolsista-ID
distribuindo fichas para início da atividade.
Fig. 3 - Estudantes
durante atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário