PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 26 de novembro de 2016

A História de um Fóssil

                               Por Joseane Salau Ferraz
Foi realizada, no dia 23 de novembro de 2016, na escola E.E.E.M. João Pedro Nunes, uma intervenção com a turma do 5º ano do ensino fundamental do turno da manhã. O objetivo da atividade era proporcionar aos alunos conhecimento sobre o processo de fossilização relacionado à atividade com as disciplinas de ciências e geografia.
O processo de fossilização é extremamente lento e complexo, chegando a durar milhares de anos, se trata de um mecanismo raro, devido as suas condições de conservação de fatores exógenos, como o soterramento rápido após a morte e a ausência de decomposição pela atividade das bactérias.
Através de recursos visuais, foram abordados conceitos sobre erosão, sedimentação, paleogeografia e fossilização. Para a elaboração da atividade prática foi adaptado do livro “Paleontologia na sala de aula”, organizado, por Maria Bento Soares, uma atividade que consistia em relacionar figuras e textos desde a morte de um organismo e sucessivos eventos, até que ele se transforme fóssil. Durante a atividade os alunos sede mostraram empolgados o que deixou os bolsistas-ID contentes.
Figura 1: Bolsista-ID explicando a complexidade do processo de fossilização.

Figura 2: Alunos do 5º ano atentos a explicação teórica.
Figura 3: Elaboração da atividade prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário