Por:
Carine Santos e Viviane Wallau
No dia 07 de novembro de 2016, foi desenvolvida com as turmas 201 e 202,
do 2º ano do médio, uma dinâmica que levou os alunos à reconhecerem discursos
machistas e feministas presentes nas músicas brasileiras. O objetivo da
atividade era fazer com que os alunos interpretassem as letras, e dissessem de
que maneira a mulher era retratada conforme a música, conferindo uma capacidade crítica-reflexiva.
A dinâmica foi aplicada da seguinte
maneira: primeiramente, a música era tocada, e posteriormente a letra era
projetada com o auxílio do data show, e por conseguinte eram feitos os questionamentos
para que os alunos respondessem. Assim poderiam dizer o que pensam a respeito. A
atividade obteve bons resultados e participação dos alunos, gerando um debate
interessante sobre o assunto.
Figura 1. Turma 201, juntamente
com a supervisora e bolsista, ouvindo uma das músicas selecionadas para a
intervenção.
Figura 2. Estudantes da turma 201
participando da atividade.
Figura 3. Bolsista explicando a letra de uma das
músicas, na turma 202.
Figura 4. Estudantes da turma 202,
ouvindo uma música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário