PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O Veneno Está na Mesa



Por: Lucas Fagundes de Souza



Foi realizada com as turmas do 1ºAno da Escola XV de Novembro, uma palestra sobre agrotóxicos intitulada “O Veneno Está na Mesa”. O agrotóxico visa alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Também são considerados agrotóxicos as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.                                                                                    
  O principal problema dos agrotóxicos, todo mundo sabe, é a intoxicação, tanto do homem quanto dos animais e do meio ambiente. Os dados também apontam para diversos problemas que poderão ser enfrentados por bebês, como dificuldades no desenvolvimento cognitivo e má formação física.    
No inicio da atividade apenas pelo titulo da intervenção, e também pela imagem que continha no slide os estudantes perceberam do que se tratava. Exemplifiquei que o Brasil é o segundo maior consumidor de agrotóxicos no mundo e somente na safra de 2014, foram utilizados cerca de 1 bilhão de litros, o que gera uma média de 5 litros de agrotóxicos por habitante, os alunos ficaram espantados  com esses dados e ao mesmo tempo indignados, pois apesar destes dados alarmantes serem extremamente elevados, muitas vezes o real valor utilizado é encoberto,  em decorrência das leis serem corrompidas pelo dinheiro no Brasil.                                                                 
 Logo após a explanação e diálogo com os alunos, realizamos uma atividade denominada trilha ecológica dos agrotóxicos, que consistia em os alunos  irem jogando um dado para irem avançando até chegar o  fim da trilha, em cada jogada do dado tirava-se uma cartinha que continha uma pergunta relacionada ao tema da atividade que permitia o aluno avançar as casas ou não, por exemplo: Você utilizou equipamentos de EPI avança três casas entre outras perguntas.         

 Figura 1: Apresentação da atividade sobre Agrotóxicos 


 Figura 2: Bolsista Lucas realizando explicação do tema proposto.



 Figura 3: Alunos da turma A



Figura 4: Estudantes realizando o jogo trilha ecológica dos agrotóxicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário