PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vamos falar sobre o câncer de mama?


Por Ana Caroline Gonçalves

    Foi realizada, no dia 26 de outubro de 2016, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, com a turma 100, do 1º ano do ensino médio, a atividade “Vamos falar sobre o câncer de mama?”. O intuito era proporcionar um espaço de esclarecimento sobre a doença, para entender do que se trata o câncer, seu diagnóstico e tratamentos, bem como, fazer uma releitura da criação do Outubro Rosa.
    O câncer de mama, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres brasileiras, bem como os homens, tendo a proporção de 1 caso de câncer de homens para cada 100 em mulheres. É raro que o câncer de mama ocorra antes do 35 anos, mas após esta idade sua incidência cresce rápida e progressivamente.

    Quando o diagnóstico e o tratamento são feitos logo no início do tumor, são grandes as chances de cura do paciente. Portanto, é muito importante que mulheres e homens façam exames, como a mamografia, a partir dos 40 anos de idade, pois nódulos de menos de 1 cm não são detectados por meio de palpação.
Fig. 1: Bolsista-ID Ana Caroline explicando aos alunos.

Fig. 2: Alunos atentos à explanação.
                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário