PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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terça-feira, 22 de novembro de 2016

Repolho roxo: um indicador de pH natural

Repolho roxo: um indicador de pH natural

Por Ana Caroline Gonçalves

Foi realizada no dia 11 de novembro, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, com as turmas 103 e 203 do turno da tarde, uma atividade que trazia assuntos sobre ácidos e bases, pH e indicadores ácido-base naturais.
Na química é fundamental que os conceitos de ácido e base sejam sempre lembrados, pois, é de grande importância para as ciências naturais. Existem diversas definições para ácidos e bases, e dentre essas há três principais: Arrehenius, que diz que um ácido é toda substância que se ioniza em água produzindo o íon H+ como o único cátion, e que base é toda substância que se dissocia em água produzindo uma hidroxila OH- como único cátion; Brönsted-Lowry, que diz que todo ácido é uma espécie química capaz de ceder prótons e que uma base é uma espécie química capaz de receber prótons; e Lewis, que diz que ácido é toda e espécie química capaz de receber um par de elétrons em qualquer meio, e que uma base é toda espécie química capaz de ceder um par de elétrons em qualquer meio. O pH é uma escala para a medida do potencial hidrogeniônico que indica a acidez ou basicidade de uma solução aquosa. Soluções com pH menor que 7 são consideradas ácidos , e maior que 7 são consideradas bases.
Há vários tipos de indicadores de ácido-base, como a fenolftaleína. Porém, para experiências didáticas, dá-se preferência para indicadores naturais, que são de baixo custo e têm melhor aproveitamento. Por exemplo, o repolho roxo, que por conter antocianinas, indicam a acidez ou basicidade de determinado composto.

Assim, a atividade teve como objetivo verificar o pH de várias substâncias (leite, vinagre...coloca aqui o que tu usou), utilizando o suco do repolho roxo.
Fig. 1: Bolsista-ID Ana Caroline, explanando sobre ácidos e bases e indicadores de pH.

Fig. 2: Alunos da turma 103, realizando o experimento e fazendo anotações para posterior relatório avaliativo.

Fig. 3: Resultado da experimentação prática feita pelos alunos.

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