PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

puberdade

  Puberdade

Jessica Queretti
Nos dias 27 de outubro e 10 de novembro, foram realizados dois encontros com as turmas 61, 62 e 63, 6° anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, sobre puberdade, em relação ao tema escolhido por uma disciplina de licenciatura. Essas três turmas foram escolhidas por possuírem maior quantidade de estudantes passando pela puberdade.
No primeiro encontro da atividade as turmas foram levadas separadamente para a sala de leitura/ laboratório, onde foram passados alguns slides explicando o que era puberdade, quais os sintomas, porque ocorria cada sintoma, como o nosso corpo mudava, entre outros (Figura 1).
Em seguida foram passados alguns slides com o tema da gravidez na adolescência, como forma de informar as dificuldades de se manter uma gravidez e os cuidados de uma criança, ligando ao fato da puberdade ser uma fase de hormônios, muitas vezes acabam ocorrendo “problemas” como a gravidez indesejada.
Para finalizar foi passado o vídeo “turbulentos anos da adolescência”, que explicava a puberdade e mostrava as mudanças ocorridas tanto nos meninos como nas meninas (Figura 2).
Ao final da atividade foi passada uma caixa para que os alunos pudessem colocar, anonimamente, suas dúvidas sobre o tema, que serão respondidas no próximo encontro com as turmas.
No segundo encontro, repetiu-se o processo de levar sala por sala para o laboratório/sala de leitura, onde foi passada uma apresentação de slides contendo todas as perguntas feitas pelos alunos e as respostas para essas (Figura 3).
As atividades foram bem significativas, visto que os alunos prestaram bastante atenção e participaram, respondendo perguntas realizadas durante a apresentação, demonstrando interesse e concentração durante as informações, realizando perguntas e mostrando curiosidades e dúvidas.

Figura 1: Alunos visualizando a apresentação em slides.
 
Figura 2: Alunos visualizando o vídeo “turbulentos anos da adolescência”.


 
Figura 3: Bolsista-ID explicando uma pergunta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário