PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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quarta-feira, 9 de novembro de 2016



“O Suco do Chaves?”




Por: Lucas Souza



    Foi realizada com as turmas A,B, C, e D do 1ºAno da Escola XV de Novembro, uma atividade prática intitulada “Suco do Chaves”. Esse experimento mostra como construir uma escala de pH para distinguir entre substâncias ácidas e básicas. Utilizou-se o repolho roxo que reage em meio a diversas substâncias como, por exemplo: o limão formando uma solução ácida, apresentando uma coloração avermelhada. 
    Existem determinadas substâncias que adquirem uma certa cor em solução ácida e uma cor diferente em solução básica. Um indicador ácido-base é um corante que se usa para distinguir soluções ácidas de básicas, mediante a modificação de cor que sofre nestas soluções. Estes corantes que são comuns em materiais de origem natural.
    Soluções ácidas e básicas estão presentes no quotidiano de todos nós. Exemplo muito próximo de ácido é o ácido clorídrico (HCl) presente em nosso estômago que participa da digestão dos alimentos, as frutas azedas como o limão, vinagre, etc. Já as bases podem ser exemplificadas por frutas verdes que possuem o sabor adstringente, como a banana e o caqui verde. Através desses exemplos bastantes presentes no dia-a-dia dos alunos é possível explicar cientificamente o que são as substâncias ácidas e básicas assim como o pH. 
    Estes indicadores são substâncias químicas que quando adicionado à uma solução indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH. Geralmente os indicadores são ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em sua configuração eletrônica. Os indicadores ácido-base são recomendados para verificações rigorosas do pH.





 Figura 1: Alunos realizando o experimento.


Figura 2: Alunos da Turma A

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