PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 29 de abril de 2017

Desvendando o Universo: 8 de Abril Dia da Astronomia


Caroline Perceval Paz

No dia 12 de abril de 2017, realizou-se uma intervenção com a turma 60 (6° ano, matutino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.

A intervenção tratava-se sobre a astronomia. A astronomia é uma das ciências mais antigas do mundo, e é responsável pelo estudo dos astros a qual se localizam externamente a atmosfera terrestre. Assim como o universo, as galáxias, estrelas, planetas e entre outros. (ESCOLA BRITANNICA, 2017). É um tema de extrema importância apesar de muitas vezes não ser bem compreendido.

O dia 8 de abril é o dia mundial da astronomia, portanto para abril foi proposto fazer uma atividade sobre a astronomia.

A intervenção foi dividida em três etapas. A primeira etapa constitui em uma explanação teórica, com auxílio de slides (Figura 1). Onde foram tratados os conceitos principais de astronomia, e foram lançadas discussões sobre assuntos polêmicos da astronomia.

Em um segundo momento, foi passado dois vídeos (Figura 2). O primeiro intitulado de “Universo 3D | Comparação: Planetas e Estrelas”, a qual mostra uma comparação entre o tamanho de astros do universo, começando por Plutão (um planeta anão do sistema solar) até a VY Canis Majoris (maior estrela conhecida). O segundo vídeo intitulado de “A Via Láctea e as Galáxias”, que é um vídeo em forma de documentário curto que mostra imagens reais do espaço, e complementa o que já foi discutido anteriormente.

E para finalizar, o terceiro momento foi realizado um jogo de três pistas, onde a turma foi dividida em 2 grupos, da seguinte forma. Quando o primeiro grupo for questionado, se acertar a resposta da pergunta, ganhará 3 pontos. Caso erre, a pergunta será repassada para o outro grupo com mais uma dica e agora no valor de 2 pontos. Se este grupo também não souber, a pergunta volta ao primeiro grupo com outra dica, e se acertarem a resposta terá o valor de 1 ponto, caso errem não ganharão nada.

Os alunos foram muito participativos, mostraram encantamento pelo assunto e foram muito competitivos no jogo. Apesar do tema não ser trabalhado frequentemente na escola, eles mostraram um grande interesse e curiosidade.
Figura 1: Explanação teórica da bolsista.

Figura 2: Bolsista explicando o vídeo.
Figura 3: Alunos prestando atenção na explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário