PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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segunda-feira, 24 de abril de 2017

FEIRA DE CIÊNCIAS - CABO DE GUERRA ELETROSTÁTICO

Pedro Goulart


          Este experimento foi realizado durante a Feira de Ciências que ocorreu na Escola XV de Novembro no dia 06 de Dezembro. O experimento foi realizado com alguns alunos da turma 1ºF (1º ano do Ensino Médio Politécnico).
          Este experimento visava trabalhar o conceito de eletrostática. O fenômeno eletrostático mais antigo conhecido foi descoberto por Tales de Mileto, filósofo grego que viveu no século VI a.C., um exemplo deste fenômeno é o que ocorre com o âmbar amarelo no momento em que recebe o atrito e atrai corpos leves. Mas a teoria só foi descrita por William Gilbert no século XVI, que utilizou a palavra "eletricidade". A teoria seguiu sendo estudada, ampliada e aperfeiçoada por mais alguns pensadores como Otto Von Guericke, Stephen Gray, Perus Van Mussechenbroek e Benjamin Franklin.
          O experimento proposto nesta intervenção (Figura 1), demonstra a atração entre cargas elétricas positivas e negativas (prótons e elétrons). Visando uma aprendizagem significativa a partir da vontade do aluno de participar da brincadeira cabo de guerra, assim o discente irá entrosar-se com o conteúdo de Física e aprender de forma divertida.

Figura 1: Imagem ilustrativa de como é utilizado o experimento.

          Inicialmente, o experimento foi oferecido aos alunos, onde o grupo da turma 1ºF se responsabilizou por assumir a tarefa de construí-lo e apresentá-lo. Assim, os alunos e o pibidiano orientador mantiveram contato, via internet, para orientar os alunos nos processos de montagem do experimento, havendo também encontros presenciais no laboratório de Ciências da Escola XV de Novembro para possíveis dúvidas e auxilio do orientador.

          Para montar o experimento o grupo utilizou uma base de madeira lisa, uma lata de refrigerante, uma caneta e balões. Bastou marcar no meio da base de madeira uma linha reta com a caneta, encher os balões e posicionar a lata de refrigerante paralelamente com a linha feita a caneta no centro da base. Então dois alunos se posicionam próximo a base paralelamente a linha da mesma, esfregaram os balões no cabelo gerando atrito e movimento de cargas elétricas, ao aproximar o balão da lata, devido ao movimento das cargas, a lata é atraída pelo balão. O aluno que consegue deslocar a lata até o fim da base primeiro ganha a brincadeira.

          Durante a apresentação os alunos demonstraram uma base satisfatória de conhecimento sobre o assunto. Faltou-lhes ensaio, organização e empenho para realizarem uma melhor apresentação, mas ainda assim é possível dizer que os mesmos aprenderam ao trabalhar no experimento e se divertiram ao testá-lo.

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