Interações Ecológicas
Por:
Alice Lemos Costa
A
atividade ocorreu no dia 07 de abril, envolvendo 27 alunos do 3° ano do ensino
fundamental da E.E.E.M. João Pedro Nunes. Inicialmente os alunos receberam a
explanação teórica do significado da palavra ecologia, a seguir escreveram no
quadro nomes de seres vivos. Os discentes receberam o desafio de interligar os
nomes já escritos no quadro. O objetivo principal foi vislumbrar interações já
conhecidas pelos alunos sobre os seres vivos. No final desta etapa um mapa
conceitual de interações entre seres vivos foi disposto, elaborado pelos
próprios alunos, de acordo com os seus conhecimentos.
A segunda
etapa foi o teatro, onde aleatoriamente uma história foi elaborada, buscando
uma contextualização do conteúdo trabalhado. Iniciando pela árvore e os
organismos vivos que dependem dela, uma interação entre o mundo animal e
vegetal foi criada formando vínculos entre os alunos. Os personagens da
história tiveram a experiência de viver em harmonia, até a destruição da árvore
pelas mãos do homem, prejudicando todos os demais organismos.
Na
terceira etapa da atividade os discentes foram levados ao pátio da escola,
observaram interações como a do formigueiro, que depende das folhas da árvore
para obtenção de alimentos. Dialogaram com a professora titular e bolsista ID
sobre os líquens nas árvores, abordando as relações de mutualismo sem prejuízo
aos seres vivos. Visualizaram o
comportamento das aves, totalmente dependentes das árvores para sobreviver.
Após muitas observações formou-se uma roda de conversa onde, todos os tópicos
que mais chamaram a atenção dos alunos foram revisados e relatados.
No
retorno à sala de aula, os alunos ganharam papéis com nomes de alguns seres
vivos de diferentes nichos ecológicos, foram convidados a elaborarem um cartaz
com desenhos e palavras referentes aos nomes. Após a conclusão do cartaz a
bolsista ID efetuou a ligação destes nomes, de acordo com as interações
expostas pelos alunos, com o auxilio de um barbante. Com a teia montada foi
possível ressaltar o quanto os seres vivos são ligados uns ao outros.
Para
finalizar a atividade os descentes construíram em conjunto um texto sobre a
atividade trabalhada, que foi disposto no caderno de redação e corrigido pela
bolsista ID.
Figura 01: turma do 3° ano do ensino fundamental em
conjunto das bolsistas ID e professora Cláudia.
Figura 02: Alunos dispondo os conhecimentos já
estabelecidos sobre as interações ecológicas.
Figura 03: realização do teatro “EU E O MUNDO”,
efetuado pelos alunos.
Figura 04: Discentes observando as interações ecológicas
de um formigueiro e de líquens nas árvores.
Figura 05: Roda de conversa efetuada pela bolsista
ID, momento de reflexão dos tópicos observados.
Figura 06: alunos elaborando o cartaz de interações
ecológicas.
Figura 07: Teia de interações ecológicas elaborada
pelos alunos do 3° ano do ensino fundamental.
Figura 08: texto produzido pelos discentes,
referente à atividade trabalhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário