PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Interações Ecológicas

Interações Ecológicas
Por: Alice Lemos Costa
A atividade ocorreu no dia 07 de abril, envolvendo 27 alunos do 3° ano do ensino fundamental da E.E.E.M. João Pedro Nunes. Inicialmente os alunos receberam a explanação teórica do significado da palavra ecologia, a seguir escreveram no quadro nomes de seres vivos. Os discentes receberam o desafio de interligar os nomes já escritos no quadro. O objetivo principal foi vislumbrar interações já conhecidas pelos alunos sobre os seres vivos. No final desta etapa um mapa conceitual de interações entre seres vivos foi disposto, elaborado pelos próprios alunos, de acordo com os seus conhecimentos.
A segunda etapa foi o teatro, onde aleatoriamente uma história foi elaborada, buscando uma contextualização do conteúdo trabalhado. Iniciando pela árvore e os organismos vivos que dependem dela, uma interação entre o mundo animal e vegetal foi criada formando vínculos entre os alunos. Os personagens da história tiveram a experiência de viver em harmonia, até a destruição da árvore pelas mãos do homem, prejudicando todos os demais organismos.
Na terceira etapa da atividade os discentes foram levados ao pátio da escola, observaram interações como a do formigueiro, que depende das folhas da árvore para obtenção de alimentos. Dialogaram com a professora titular e bolsista ID sobre os líquens nas árvores, abordando as relações de mutualismo sem prejuízo aos seres vivos.  Visualizaram o comportamento das aves, totalmente dependentes das árvores para sobreviver. Após muitas observações formou-se uma roda de conversa onde, todos os tópicos que mais chamaram a atenção dos alunos foram revisados e relatados.
No retorno à sala de aula, os alunos ganharam papéis com nomes de alguns seres vivos de diferentes nichos ecológicos, foram convidados a elaborarem um cartaz com desenhos e palavras referentes aos nomes. Após a conclusão do cartaz a bolsista ID efetuou a ligação destes nomes, de acordo com as interações expostas pelos alunos, com o auxilio de um barbante. Com a teia montada foi possível ressaltar o quanto os seres vivos são ligados uns ao outros.
Para finalizar a atividade os descentes construíram em conjunto um texto sobre a atividade trabalhada, que foi disposto no caderno de redação e corrigido pela bolsista ID.
Figura 01: turma do 3° ano do ensino fundamental em conjunto das bolsistas ID e professora Cláudia.

Figura 02: Alunos dispondo os conhecimentos já estabelecidos sobre as interações ecológicas.

Figura 03: realização do teatro “EU E O MUNDO”, efetuado pelos alunos.

Figura 04: Discentes observando as interações ecológicas de um formigueiro e de líquens nas árvores.

Figura 05: Roda de conversa efetuada pela bolsista ID, momento de reflexão dos tópicos observados.

Figura 06: alunos elaborando o cartaz de interações ecológicas.

Figura 07: Teia de interações ecológicas elaborada pelos alunos do 3° ano do ensino fundamental.

Figura 08: texto produzido pelos discentes, referente à atividade trabalhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário