PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 24 de abril de 2017

FEIRA DE CIÊNCIAS - GUINDASTE HIDRÁULICO

Pedro Goulart

          Este experimento foi apresentado durante a Feira de Ciências realizada na Escola XV de Novembro, com alguns alunos da turma 3ºA (3º ano do Ensino Médio Politécnico). O Evento foi realizado no dia 6 de Dezembro de 2016, onde os alunos foram responsáveis por pesquisar e apresentar seu trabalho.

          Este experimento (Figura 1) visa trabalhar o Princípio de Pascal, que é o princípio físico idealizado e criado pelo físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662), que afirma que a variação de pressão produzida em um fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do seu recipiente.
Figura 1: Equipamento pronto.

          Inicialmente o experimento foi apresentado aos alunos, onde o grupo da turma 3ºA se responsabilizou por assumir a tarefa de construí-lo e demonstrá-lo na Feira de Ciências. Assim, os alunos e o pibidiano orientador mantiveram contato, via internet, para orientar os alunos nos processos de montagem do experimento, havendo também encontros presenciais no laboratório de Ciências da Escola XV de Novembro para possíveis dúvidas e auxilio do orientador.
          Os alunos foram responsáveis e demonstraram grande habilidade e competência para realizar a pesquisa, montagem e apresentação (Figura 2) do trabalho. Tiveram poucas dificuldades para realizar o que foi pedido e sempre estavam empenhados em resolver os problemas que surgiram no caminho, coletaram o material que foi necessário e estavam sempre dispostos para realizar as tarefas.

Figura 2: Alunos apresentando o equipamento.

          Ao final do evento foi possível constatar o belo trabalho realizado pelos discentes. Estavam preparados para a apresentação, foram organizados e participativos no decorrer da montagem e planejamento da atividade. Inclusive entregaram o relatório antes do prazo. Pode-se dizer que os integrantes do grupo obtiveram o conhecimento por esforço próprio e, com isso, consolidaram o seu aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário