PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Mural do mês de Abril Dia nacional da conservação do solo.

NOTÍCIA

Mural do mês de Abril 
Dia nacional da conservação do solo.
Por Carmem Santos 

          O solo é um recurso que dá sustentação à existência de todo ser vivo na Terra, é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos e seres vivos. Abrigo para diversos seres, como minhocas, fungos e micro-organismos, é dele que brota uma ampla vegetação, capaz de formar paisagens distintas e permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente. Graças ao solo, temos fontes de alimento, matéria-prima para vários fins, reciclagem de matéria orgânica, filtração e abrigo de água, dentre outros.
          O mural do PIBID da E.M.E.F Presidente João Goulart para o mês de Abril de 2017 (Figura 1) abordou o tema conservação do solo, afim de promover a conscientização ambiental por parte dos alunos do ensino fundamental. O dia15 de Abril foi escolhido como o Dia Nacional da Conservação do Solo.
         Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett (15 de Abril de 1881 – 7 de Julho de 1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos.
        No Brasil, o Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído em 1989. A data é dedicada à reflexão sobre a conservação e utilização dos solos, para viabilizar a manutenção e a melhoria da capacidade produtiva, aumentando de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação.


Figura 1: mural de abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário