PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 24 de abril de 2017

FEIRA DE CIÊNCIAS - PÊNDULO DE NEWTON

Pedro Goulart

          Este experimento foi apresentado durante a Feira de Ciências realizada na Escola XV de Novembro, com alguns alunos da turma 3ºA (3º ano do Ensino Médio Politécnico). O Evento ocorreu no dia 6 de Dezembro de 2016, onde os alunos foram responsáveis por pesquisar e apresentar seu trabalho.
          O Pêndulo de Newton, conhecido também como Berço de Newton, aparelho inventado por Simon Prebble em 1967, e batizado com este nome por demonstrar a conservação de energia e momento linear, leis físicas estudadas por Isaac Newton.

          O Equipamento é constituído por uma série de esferas (geralmente cinco), cada esfera é suspensa por um fio de mesmo comprimento, atados nas hastes laterais que servem de suporte (Figura 1). O Berço de Newton demonstra a propagação e dispersão da onda de impacto, estudada no Ensino Médio.

Figura 1: Imagem ilustrativa do equipamento.

          Inicialmente o experimento foi apresentado aos alunos, onde o grupo da turma 3ºA se responsabilizou por assumir a tarefa de construí-lo e apresentá-lo. Assim, os alunos e o pibidiano orientador mantiveram contato, via internet, para orientar os alunos nos processos de montagem do experimento, havendo também encontros presenciais no laboratório de Ciências da Escola XV de Novembro para possíveis dúvidas e auxilio do orientador.


          Os alunos obtiveram grande sucesso na Feira e demonstraram grande poder de criatividade, ao montar uma estrutura inusitada para o pêndulo (Figura 2), que contava apenas com uma haste fixada unilateralmente em uma base.

Figura 2: Pêndulo de Newton pronto.
          Os alunos também realizaram a apresentação com grande sucesso (Figura 3), recebendo elogios dos expectadores e jurados do evento. Tiveram interesse pelo trabalho e foram responsáveis e organizados para montar o equipamento e ao escrever o relatório.

Figura 3: Alunos apresentando o trabalhos ao juri.
           Ao final do evento foi possível constatar o grande empenho dos discentes. Estavam preparados para a apresentação, estavam organizados e participativos no decorrer da montagem e planejamento da atividade, também entregaram o relatório no prazo. É possível dizer que os mesmos obtiveram o conhecimento por esforço próprio e com isso consolidaram o seu aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário