PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 24 de abril de 2017

FEIRA DE CIÊNCIAS - POLIAS

Pedro Goulart


          Este experimento foi apresentado durante a Feira de Ciências realizada na Escola XV de Novembro, com alguns alunos da turma 2ºA (2º ano do Ensino Médio Politécnico). O Evento foi realizado no dia 6 de Dezembro de 2016, onde os alunos foram responsáveis por pesquisar e apresentar seu trabalho.


          Este experimento (Figura 1) visava trabalhar  com a Segunda Lei de Newton, onde se trabalha com conceitos de Força e Peso. De acordo com a Segunda Lei de Newton, para que se altere o estado de movimento de um item, é preciso desempenhar uma força sobre ele que dependerá da massa (peso) que ele possui. Neste trabalho demonstra-se maneiras de erguer objetos de mesmo peso, utilizando forças de diferentes intensidades.

Figura 1: Imagem ilustrativa de como funciona o experimento.

          Inicialmente o experimento foi apresentado aos alunos, onde o grupo da turma 2ºA se responsabilizou por assumir a tarefa de construí-lo e apresentá-lo. Assim, os alunos e o pibidiano orientador mantiveram contato, via internet, para orientar os alunos nos processos de montagem do experimento, havendo também encontros presenciais no laboratório de Ciências da Escola XV de Novembro para possíveis dúvidas e auxilio do orientador.

      Ao realizar este trabalho os alunos demonstraram habilidades manuais, responsabilidade e empenho durante toda a pesquisa, montagem e apresentação (Figura 2). Buscaram por materiais, realizaram testes até que o experimento estivesse ao agrado do grupo para ser apresentado e não tiveram grandes dificuldades para realizar a atividade e escrever o relatório. 
Figura 2: Alunos apresentando o experimento.

         A partir da avaliação realizada pelos jurados e expectadores da Feira, foi possível constatar ainda mais o conhecimento, a habilidade e o empenho dos alunos. Os discentes receberam grandes elogios. Divertiram-se ao montar o experimento, sendo possível afirmar que os mesmos aprenderam com a atividade e estreitaram o seu laço afetivo com a disciplina que norteava seu experimento.

          Os alunos também concluíram a tarefa de escrever o relatório e realizaram uma apresentação esplêndida, o que lhes rendeu a classificação e premiação de primeiro lugar (Figura 3).

Figura 3: Alunos recebendo a premiação da Feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário