PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 6 de abril de 2017

MURAL DO MÊS DE ABRIL DA ESCOLA JOÃO PEDRO NUNES

Por: Alice Lemos & Cassiano Rodrigues

Neste mês de Abril/2017 os temas abordados no mural foram a Páscoa, que ocorrerá no dia 16. A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.
O dia do Livro Infantil que será comemorado no dia 18 de Abril também foi abordado. A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que dedicou-se à literatura infantil no Brasil. O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil.

Uma das curiosidades trazidas pelo mural foi uma questão que intriga os biólogos: Por que o ornitorrinco, que é um mamífero monotremado não é o símbolo da páscoa? Sabemos que o ornitorrinco põe ovos, mas os coelhos não. Mesmo sendo descrito erroneamente como poedor de ovos os coelhos são placentários.  Realmente está questão é muito interessante, porém o coelho é sim o símbolo da páscoa, sendo alvo de muitos trabalhos artesanais provindos dos alunos nesta data comemorativa.

Figura 01: Mural do Mês de Abril/2017 da E.E.E.M. João Pedro Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário