Pedro Goulart
Este experimento foi apresentado
durante a Feira de Ciências realizada na Escola XV de Novembro, com alguns
alunos da turma 3ºB (3º ano do Ensino Médio). O Evento ocorreu no dia 6 de
Dezembro de 2016, onde os alunos foram responsáveis por pesquisar e apresentar
seu trabalho.
Este experimento (Figura 1) visava trabalhar
o conceito de magnetismo, demonstrando o quão poderosa é a interação de um imã
com um metal. Para demonstrar esta interação entre metal e imã, os alunos
utilizaram um HD e fonte de computador, um becker de vidro, água e um pedaço de
clipes (prendedor de papel) utilizado como a haste de metal para fazer a água
girar.
Figura 1: Alunos apresentando o experimento. |
Inicialmente o experimento foi apresentado
aos alunos, onde o grupo da turma 3B se responsabilizou por assumir a tarefa de
construí-lo e apresentá-lo. Assim, os alunos e o pibidiano orientador
mantiveram contato via internet para orientar os alunos nos processos de
montagem do experimento, havendo também encontros presenciais no laboratório de
Ciências da Escola XV de Novembro para possíveis dúvidas e auxilio do
orientador.
Os alunos demonstraram, ao realizar
este trabalho, responsabilidade, habilidade e empenho durante toda a pesquisa,
montagem e apresentação. Buscaram por materiais, realizaram testes até que o
experimento estivesse em perfeitas condições para ser apresentado e não tiveram
grandes dificuldades para realizar a atividade.
O único problema encontrado por eles
foi a parte química, que apesar de ter sido planejada, não foi possível
realizar! Infelizmente, devido a alta claridade do ambiente onde realizaram a
apresentação o líquido luminescente não pode ser visualizado, já que para ser
visto o mesmo necessitava de baixa claridade. Por esta razão os discentes
resolveram apresentar apenas o conteúdo de Física.
A partir da avaliação realizada pelos
jurados e expectadores da Feira, foi possível constatar ainda mais o empenho,
conhecimento e habilidade dos discentes. Os alunos receberam grandes elogios,
sendo possível afirmar que os mesmos aprenderam com a atividade e estreitaram o
seu laço afetivo com a disciplina que norteava seu experimento.
Os alunos também concluíram a tarefa
de escrever o relatório e realizaram uma apresentação perfeita, o que lhes
rendeu a classificação e premiação de primeiro lugar (Figura 2).
Figura 2: Premiação do grupo de
alunos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário