PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 27 de abril de 2017

FEIRA DE CIÊNCIAS - TORNADO LUMINOSO

Pedro Goulart

          Este experimento foi apresentado durante a Feira de Ciências realizada na Escola XV de Novembro, com alguns alunos da turma 3ºB (3º ano do Ensino Médio). O Evento ocorreu no dia 6 de Dezembro de 2016, onde os alunos foram responsáveis por pesquisar e apresentar seu trabalho.

          Este experimento (Figura 1) visava trabalhar o conceito de magnetismo, demonstrando o quão poderosa é a interação de um imã com um metal. Para demonstrar esta interação entre metal e imã, os alunos utilizaram um HD e fonte de computador, um becker de vidro, água e um pedaço de clipes (prendedor de papel) utilizado como a haste de metal para fazer a água girar.
Figura 1: Alunos apresentando o experimento.

          Inicialmente o experimento foi apresentado aos alunos, onde o grupo da turma 3B se responsabilizou por assumir a tarefa de construí-lo e apresentá-lo. Assim, os alunos e o pibidiano orientador mantiveram contato via internet para orientar os alunos nos processos de montagem do experimento, havendo também encontros presenciais no laboratório de Ciências da Escola XV de Novembro para possíveis dúvidas e auxilio do orientador.

          Os alunos demonstraram, ao realizar este trabalho, responsabilidade, habilidade e empenho durante toda a pesquisa, montagem e apresentação. Buscaram por materiais, realizaram testes até que o experimento estivesse em perfeitas condições para ser apresentado e não tiveram grandes dificuldades para realizar a atividade.

          O único problema encontrado por eles foi a parte química, que apesar de ter sido planejada, não foi possível realizar! Infelizmente, devido a alta claridade do ambiente onde realizaram a apresentação o líquido luminescente não pode ser visualizado, já que para ser visto o mesmo necessitava de baixa claridade. Por esta razão os discentes resolveram apresentar apenas o conteúdo de Física.

          A partir da avaliação realizada pelos jurados e expectadores da Feira, foi possível constatar ainda mais o empenho, conhecimento e habilidade dos discentes. Os alunos receberam grandes elogios, sendo possível afirmar que os mesmos aprenderam com a atividade e estreitaram o seu laço afetivo com a disciplina que norteava seu experimento.
          Os alunos também concluíram a tarefa de escrever o relatório e realizaram uma apresentação perfeita, o que lhes rendeu a classificação e premiação de primeiro lugar (Figura 2).

Figura 2: Premiação do grupo de alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário