PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 9 de abril de 2017

Passeio associação catadores Sepé Tiarajú (Projeto Minuano)

NOTÍCIA

Passeio associação catadores Sepé Tiarajú (Projeto Minuano)

Por Carmem Santos

          Na cidade de são Gabriel existe a associação de catadores Sepé Tiarajú mantida pela ONG Planeta vivo que recebe patrocínio da Petrobrás e do governo federal através do projeto Minuano. 
          A associação recolhe materiais recicláveis nos quatro maiores bairros de São Gabriel, sendo eles Independência, Cidade Nova, Mariana e Trindade. Enquanto os materiais estão sendo recolhidos por uma equipe de catadores, outra equipe fica no galpão fazendo a triagem dos materiais que já foram recolhidos. Os catadores procuram conscientizar a população para que os materiais cheguem até o galpão da reciclagem selecionado e limpo. 
          No dia 31 de Março de 2017, realizamos um passeio com a turma 40 do 4º ano da E.M.E.F. Presidente João Goulart, a Associação de Catadores Sepé Tiarajú (Projeto Minuano). Iniciamos o passeio com a visualização dos materiais que no momento estavam sendo separados por categoria pelas catadoras da associação (Figura 1).
          Foi realizada uma breve explanação pela representante da associação, Senhora Otilia Machado da importância da reciclagem para o meio ambiente e o planeta como um todo ( Figura 2).
          Após os alunos visualizaram como fica o material selecionado e compactado para ser enviado a indústria da reciclagem (Figura 3).  
          Na sequência foi demonstrado como funciona o processo de prensagem e empilhamento de todo o material compactado pelas máquinas ali utilizadas para esse fim.
           Após o reconhecimento do local e seu funcionamento os alunos tiveram a oportunidade de se pesar na balança da associação. Alguns se pesaram juntos, aproveitando o momento de descontração que lhes foi proporcionado. Logo em seguida todos se despediram dos funcionários e de sua representante e voltamos para a escola (Figura 4 e 5). 
          O passeio foi bem proveitoso, os estudantes puderam ver como é possível inserir novos hábitos em nosso cotidiano. Promovendo uma reeducação ambiental a partir da reciclagem e com isso diminuir a utilização de nossos recursos naturais.



Figura 1: Catadoras separando os materiais


Figura 2: Imagem com a representante da associação,  Sra. Otilia Machado, após uma explanação sobre reciclagem.


Figura 3: Visualização dos materiais selecionados e compactados.



Figura  4 e 5: Imagem em frente galpão de reciclagem e despedida dos catadores da associação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário