PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 24 de abril de 2017

FEIRA DE CIÊNCIAS - CANHÃO DE AR

Pedro Goulart

          Este experimento foi apresentado durante a Feira de Ciências realizada na Escola XV de Novembro, com alguns alunos da turma 1ºB (1º ano do Ensino Médio do Politécnico). O Evento foi realizado no dia 6 de Dezembro de 2016, onde os alunos foram responsáveis por pesquisar e apresentar seu trabalho.
          O experimento  visa trabalhar o conceito de fluxo de ar (como aumentar a velocidade e pressão) conforme mostra a figura 1.

Figura 1: Imagem ilustrativa de como é utilizado o experimento.

          Inicialmente o experimento foi apresentado aos alunos, onde o grupo da turma 1ºB se responsabilizou por assumir a tarefa de construí-lo e apresentá-lo na Feira de Ciências. Assim, os alunos e o pibidiano orientador mantiveram contato, via internet, para orientar os alunos nos processos de montagem do experimento, havendo também encontros presenciais no laboratório de Ciências da Escola XV de Novembro para possíveis dúvidas e auxilio do orientador.

          Os alunos trabalharam para realizar o experimento. Tiveram dificuldades ao escrever o relatório, mas entregaram tudo no prazo. Houve um empenho gigantesco da parte de um dos alunos comparado ao resto do grupo, o mesmo fascinou-se pela experiência e inclusive relatou que se tiver um próximo evento de Ciências ele vai participar.


          Pode-se dizer que boa parte do grupo teve um desenvolvimento satisfatório do conhecimento, com base nos relatos de expectadores e jurados. Um dos alunos destacou-se entre os outros devido ao seu grande empenho. O grupo afirmou que mesmo sem ter ganho um prêmio gostaram da sua colocação (3º lugar). A Feira desenvolveu neles a sede de saber e aprender por conta própria, atingindo satisfatoriamente o objetivo do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário